915 moedas foram retiradas desta pobre tartaruga


O estômago de uma tartaruga marinha virou um verdadeiro cofre. Depois de uma cirurgia que durou sete horas, ela agora, felizmente passa bem.

O episódio ocorreu no centro de conservação Sriracha (Tailândia) em um parque público na província de Chonburi, onde tem-se o costume de jogar moedas para obter boa sorte.

O que aconteceu com esta tartaruga, apelidada de “Omsin” que em idioma tailandês significa “cofre”, na verdade não é uma raridade. Por causa do hábito supersticioso, tartarugas e jacarés que vivem nas lagoas de zoológicos, estão acostumados a engolir moedas (provavelmente pelo estresse de ver gente jogando estes objetos sobre suas cabeças).

tartaruga cofre 2

Porém, declararam os veterinários locais, que nunca tinham visto antes uma quantidade assim, tão grande, de moedas ingeridas. Foram necessáriassete horas de cirurgia para retirar as 915 moedas que tinham se acumulado em seu estômago.

A tartaruga é um espécime do sexo feminino, tem cerca de 25 anos de idade e pesa 59 kg. Agora ela está bem mas hospitalizada e deve permanecer no hospital por mais duas semanas antes de ser liberada.

tartaruga cofre 3

Os veterinários pesaram a quantidade de moedas: um total de 5 kg de metal. Omsin tinha sido encontrada agonizante perto da lagoa, a tralha ingerida lhe provocou uma infecção que poderia ter-lhe custado a vida.

Os cinco cirurgiões da Universidade Nacional de Chulalongkorn fizeram uma incisão de dez centímetros no abdomem do animal para remover ninhos de moedas um pouco de cada vez. A operação foi filmada e Omsin entrou para o coração do povo. Aliás foi o pessoal da web que doou dinheiro para sua operação. Foram coletados 428 dólares, o preço necessário para fazer com que a tartaruga pudesse voltar a nadar.

tartaruga cofre 4

As imagens agonizantes de Omsin também foram divulgadas para sensibilizar o público e evitar este comportamento que pode colocar em risco a saúde dos animais.

tartaruga cofre 5

Esperamos que tenha ficado a lição de não mais jogar moedas em locais onde estejam peixes, tartarugas, jacarés e outros animais aquáticos. Aliás, não financiar zoológicos e aquários que não tenham compromisso com o bem-estar animal e sua conservação, já está de bom tamanho.

Leia mais:ZOOLÓGICOS X SANTUÁRIOS. QUAL É MELHOR, OU MENOS PIOR, ENTRE ELES?

Olha que dó. Essa tartaruga deveria estar nadando no mar:

No mais,cuidar para que o lixo não acabe nas águastambém é necessário para evitar a contaminação de plástico e outros resíduos que vêm causando a morte de diversas espécies de animais.

Leia mais sobrepoluiçãoe animais:

PLÁSTICO ASSASSINO: MAIS DE 90% DAS AVES MARINHAS COMEM ESTE LIXO

CEGONHAS DESISTEM DA MIGRAÇÃO POIS TÊM JUNK FOOD À DISPOSIÇÃO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...