Vídeo raro mostra o incrível nascimento de um bicho-preguiça na copa de uma árvore


Um vídeo raro surpreendeu e causou tensão, pois mostra um filhote de bicho-preguiça pendurado pelo cordão umbilical de sua mãe, na copa de uma árvore.

O responsável pelo registro desse momento é o guia de turismo Steven Vela, 25 anos, que ao compartilhar o vídeo nas redes sociais, comentou:

“Não é todo dia que se vê o nascimento de uma preguiça.”

A filmagem do nascimento do filhote de bicho-preguiça ocorreu  no dia 23 de fevereiro, em La Fortuna de San Carlos, na Costa Rica.

Na cena é possível ver o filhote de bicho-preguiça, logo após de seu nascimento, ficar pendurado por segundos no ar pelo cordão umbilical, até que a mãe o agarre em seguida! Ufa, que alívio e que susto!

O vídeo

Veja como foi esse momento raro neste vídeo compartilhado no canal Verdoso e que mostra algumas etapas do nascimento de um filhote de preguiça-de-garganta-marrom (Bradypus variegatus) na copa de uma árvore.

Esse vídeo teve milhares de visualizações, o que surpreendeu Steven Vela, que expressou essa surpresa dizendo:

“Eu realmente nunca esperei que tantas pessoas divulgassem o vídeo e que tantas pessoas o vissem.”

Como se deu a filmagem

Essa filmagem ocorreu no momento que Steven Vela, que é guia da empresa Canoa Aventura, acompanhava um grupo de estrangeiros e quando estava perto de La Fortuna,  próximo ao Parque Nacional do Vulcão Arenal. Pela janela do carro avistou a cena, então, parou e acabou por testemunhar, pela primeira vez em sua vida, os estágios finais do parto de uma mamãe bicho-preguiça.

A opinião de especialistas

Rebecca Cliffe, diretora executiva e fundadora da Sloth Conservation Foundation da Costa Rica, enfatizou a raridade dessa cena, comentando:

“Testemunhar esse nascimento é extremamente raro. Poucas pessoas viram isso, especialmente com uma preguiça.”

Sam Trul, diretora e cofundadora da Sloth Consevation Foundation, declarou:

“Eu não acho que o bebê pendurado no cordão umbilical, como no vídeo, seja a norma.”

Segundo ela, a mãe preguiça costuma tirar a placenta e logo coloca as mãos abaixo para segurar o corpo do recém-nascido e, isto,  sugere que o filhote não deve ficar pendurado no cordão.

Como visto, até os  especialistas estão surpresos e com dúvidas sobre o ocorrido, o que leva ao questionamento se é normal um bebê de bicho-preguiça ficar pendurado pelo cordão-umbilical no ar e o que teria levado esse parto a ser dessa forma?

Seja como for, ainda bem que o filhotinho foi pego a tempo por sua mamãe e pode sentir a segurança de seu abraço!

Talvez te interesse ler também:

Conheça as víboras-das-árvores: apesar de amedrontadoras, são fascinantes

Sapo-cururu: agredido e ameaçado de extinção, é um grande aliado no combate à proliferação do escorpião-amarelo

As fêmeas de libélulas que simulam a própria morte para evitar machos indesejados

Fonte foto: National Geographic




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...