Tecelões-sociáveis: os pássaros arquitetos que constroem os maiores e mais complexos ninhos do mundo


O tecelão-sociável é um dos pássaros mais interessantes do mundo, diferente dos outros tanto devido ao seu estilo de vida, quanto pela maneira como constrói seu ninho.

Embora os tecelões-sociáveis (Philetairus socius) sejam muito comuns na região de Kalahari, no sul da África, eles representam uma espécie com características extraordinárias.

Esses pássaros constroem ninhos enormes que parecem verdadeiros condomínios dedicados a colônias inteiras. Cada ninho pode chegar a acomodar até 100 famílias de tecelões e alguns ninhos já foram ocupados por mais de 100 anos.

©Karel Bartik/Shutterstock

Vistos de longe, os ninhos se assemelham a gigantescos palheiros pendurados em árvores, mas, na realidade, não são estruturas tão simples. Olhando na parte inferior do ninho se notam as várias entradas, semelhantes a uma espécie de colmeia.

Cada entrada é dotada de um túnel que pode atingir 25 centímetros de comprimento e que conduz a câmaras redondas e acolhedoras: um único ninho pode ter de 5 a 100 quartos e hospedar de 10 a 400 pássaros que não abandonam o ninho por toda a vida deles.

Os tecelões-sociáveis constroem seus ninhos com muito cuidado, selecionando os diferentes materiais de acordo com a finalidade. Eles usam galhos grandes para construir o teto do ninho, enquanto os túneis exigem o uso de ervas secas e ramos de palha apontados para a entrada para proteger os cômodos de eventuais predadores.

o interior dos quartos é coberto com materiais macios, como algodão ou pelo de animais.

A escolha da árvore sobre a qual construir também é fundamental: os tecelões escolhem plantas com troncos altos e lisos para desencorajar predadores rastejantes, como cobras. Alguns tecelões constroem seu ninho em postes de luz ou telefone, pois são mais seguros.

©Rainer Lesniewski/Shutterstock

Os ninhos precisam de cuidados constantes e os tecelões sociáveis são muito ativos na manutenção: acrescentam constantemente novos materiais e removem os antigos, para manter a estrutura intacta.

Esses grandes ninhos oferecem várias vantagens para os tecelões-sociáveis: primeiramente, eles ajudam os pássaros a suportar as noites geladas de inverno e as temperaturas quentes do verão, isolando-os do exterior.

Uma família numerosa unida sob o mesmo teto também garante ajuda para criar os recém-nascidos. Cada fêmea põe de dois a seis ovos que são chocados por ambos os pais. Quando os ovos eclodem, os filhotes são alimentados não só pelos pais, mas também pelos irmãos mais velhos e pelos membros de outras famílias.

Os grandes ninhos podem oferecer acomodação a vários hóspedes, incluindo falcões, chapins-azuis, tentilhões e outros pássaros, além de oferecer abrigo e sombra para inúmeras espécies selvagens, incluindo babuínos e guepardos. Os tecelões compartilham de bom grado suas casas enormes porque isso significa ter mais olhos para vigiar o ninho, além de poder aprender com outras espécies onde encontrar novas fontes de alimento. Hospedar uma variedade tão grande de espécies torna esses extraordinários ninhos ecologicamente importantes.

Construir ninhos tão grandes e elaborados não é uma tarefa simples para pássaros tão pequenos. Ainda assim, os tecelões conseguem fazer seus enormes ninhos sem qualquer treinamento, simplesmente graças ao instinto e à colaboração de toda a comunidade.

Talvez te interesse ler também:

Atlas das Serpentes Brasileiras: o maior estudo sobre as espécies de serpentes no Brasil

Cinco milhões de burros são mortos por causa de sua pele, usada na medicina tradicional chinesa

Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos

Fontes: Cornell University/ReserchGate/HBW Alive




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...