Pílula Anticoncepcional Aviária Para Controle Populacional de Pombos: O Exemplo de Bruxelas


Os pombos urbanos são uma presença comum em muitas cidades ao redor do mundo, incluindo Bruxelas, onde sua população crescente tem gerado preocupações tanto para autoridades quanto para residentes locais. Diante dos desafios apresentados pelos pombos, especialmente seus excrementos corrosivos e os custos associados à limpeza urbana, as autoridades de Bruxelas estão adotando medidas inovadoras para controlar humanamente a crescente população desses animais.

A Problemática dos Pombos Urbanos

Os pombos urbanos são conhecidos por serem uma fonte de incômodo e prejuízos materiais. Seus excrementos, além de desagradáveis, causam danos a edifícios, pinturas e automóveis; eles rasgam sacos de lixo nas ruas e são impiedosos em afugentar outras espécies de pássaros. Além disso, os custos associados à limpeza dos excrementos dos pombos representam um ônus significativo para as autoridades locais, custando entre 16 e 23 euros por pombo anualmente.

Alternativas ao Controle Tradicional

Durante décadas, várias estratégias foram tentadas para controlar a população de pombos em Bruxelas, incluindo a captura e abate dos animais. No entanto, medidas mais humanitárias têm sido adotadas recentemente.

A esterilização cirúrgica dos pombos foi proibida devido a preocupações com crueldade, levando as autoridades a explorarem métodos alternativos, como a distribuição de pílulas contraceptivas aviárias.

Pílula Anticoncepcional Aviária

A pílula anticoncepcional para pombos, conhecida como R-12, é um pellet de milho revestido com um medicamento contraceptivo (Nicarbazine), que atua no sistema reprodutivo, evitando que o óvulo seja fertilizado, impossibilitando a reprodução. A droga também oferece proteção contra parasitas intestinais. A administração da pílula é feita através de distribuidores automáticos, que são programados para distribuir os pellets diariamente. Ao consumir a pílula, os pombos tornam-se temporariamente inférteis.

Prós e Contras da Pílula Anticoncepcional Aviária

Um dos principais benefícios desse método é a sua abordagem humanitária, evitando a necessidade de captura e abate dos pombos, aliás proibida por leis de proteção animal. Além disso, a pílula não tem efeitos nocivos ao meio ambiente, pois não é um produto hormonal.

No entanto, é importante destacar que o efeito contraceptivo da pílula dura apenas cerca de seis dias, exigindo reabastecimento contínuo dos distribuidores para manter a eficácia do controle populacional. Também deve-se salientar que contracepção sozinha não é suficiente. A população da cidade precisa parar de alimentar pombos com restos de comida, o que não faz mal somente às aves, pois também as encoraja a se aglomerarem em locais onde se tornam um incômodo público.

O uso da pílula anticoncepcional aviária representa um método não cruel para o controle da população de pombos em áreas urbanas. Embora apresente vantagens significativas em relação aos métodos tradicionais, é importante realizar estudos adicionais para avaliar sua eficácia a longo prazo e garantir que não haja efeitos adversos sobre os pombos ou o meio ambiente.

Ao implementar essa estratégia de forma responsável e ética, Bruxelas está buscando encontrar um equilíbrio entre o controle da população de pombos e o respeito ao bem-estar animal.

O que você acha disso?

Fonte: Brussels Times

Talvez te interesse ler também:

Como espantar os pombos nas grandes cidades?

Pare de odiar as pombas! Especialistas advertem para que deixemos de tratá-las como pragas

Criptococose: a “Doença do Pombo” mata. Como prevenir

O significado espiritual da pomba como totem e animal de poder

Estudo revela que pombos são tão inteligentes quanto a Inteligência Artificial

Pintam um pombo de rosa para a revelação do sexo do bebê




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...