Estudo revela que pombos são tão inteligentes quanto a Inteligência Artificial


Os pombos, muitas vezes subestimados por serem animais corriqueiros e abundantes, surpreenderam em um novo estudo que os compara à inteligência artificial (IA).

Enquanto os humanos frequentemente usam atenção seletiva e regras explícitas para resolver problemas, os pombos adotam a aprendizagem associativa, ligando dois fenômenos como água e molhado. Este método, conhecido como “força bruta”, foi examinado por pesquisadores dos EUA, que analisaram o comportamento de 24 pombos, revelando como essas aves resolvem problemas complexos.

Aprendizagem de máquina

Os resultados do estudo demonstram que os mecanismos por trás da aprendizagem dos pombos são surpreendentemente semelhantes aos princípios da aprendizagem de máquina e à inteligência artificial moderna.

Isso sugere que, ao longo da evolução, os pombos desenvolveram um método altamente eficiente, embora limitado em sua capacidade de generalização e extrapolação, ao contrário dos humanos.

Os experimentos foram planejados para que os pombos resolvessem quatro questões diferentes, algumas mais difíceis que outras. As aves tinham que escolher a resposta correta bicando um botão para a esquerda ou direita. Os resultados mostraram que, com o tempo, através de tentativa e erro, os pombos melhoraram a sua capacidade de fazer escolhas corretas, passando de 55% para 95% de acertos numa das provas mais simples, e de 55% para 68% nas mais difíceis. Isso demonstra as notáveis habilidades dos pombos na aprendizagem associativa.

Além disso, os pesquisadores usaram um modelo de inteligência artificial para abordar as mesmas tarefas, e a IA também aprimorou suas previsões por meio de tentativa e erro.

O estudo revela que, em certos tipos de tarefas, os pombos usam um método semelhante ao da inteligência artificial. A descoberta sugere que essas aves empregam uma forma rudimentar, porém eficaz, de inteligência artificial muito antes de os humanos desenvolverem suas próprias tecnologias nessa área.

Portanto, pare de odiar os pombos, essas aves merecem mais crédito por sua capacidade de resolver problemas. Na verdade, pombos são animais super inteligentes dado que souberam se adaptar e que se reproduzem com facilidade. Isso é sinal de sucesso na evolução das espécies.

O estudo The pigeon as a machine: Complex category structures can be acquired by a simple associative model foi publicado na revista iScience.

Leia mais: 

Pare de odiar as pombas! Especialistas advertem para que deixemos de tratá-las como pragas

O significado espiritual da pomba como totem e animal de poder

Pombas contra o câncer: ave é capaz de identificar tecidos cancerosos

Pintam um pombo de rosa para a revelação do sexo do bebê




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...