Crocodilos Indianos Salvam um Cão: os Répteis têm Empatia?


Uma situação surpreendente ocorreu na Índia, no estado de Maharashtra, quando pesquisadores indianos testemunharam um comportamento notável por parte de alguns crocodilos. Em vez de atacarem um cão que havia entrado de gaiato em um rio, eles, de maneira aparentemente empática, o auxiliaram a chegar em segurança à margem oposta, permitindo que ele escapasse de um grupo de cães SRD (sem raça definida) furiosos.

©Utkarsha Chavan / Journal of Threatened Taxa

©Utkarsha Chavan / Journal of Threatened Taxa

Durante o episódio, um jovem cão, perseguido por cães hostis, mergulhou em um rio infestado de crocodilos para evitar seus agressores. Enquanto três grandes répteis se aproximavam dele, tudo indicava um desfecho trágico para o cão. No entanto, algo surpreendente aconteceu. Dois dos crocodilos, em vez de atacarem o cão, empurraram-no suavemente com seus focinhos, conduzindo-o até a margem oposta do rio, onde ele pôde escapar ileso.

Empatia emocional

Este evento, que parece saído de um conto de fadas, foi registrado por zoólogos que estudavam os crocodilos-persa (Crocodylus palustris), uma espécie de tamanho médio comum na Índia. Surpreendentemente, os pesquisadores interpretaram o comportamento dos crocodilos como um exemplo de “empatia emocional”. Essa forma de empatia, embora mais comumente observada em animais de outras espécies, não era algo esperado em répteis.

Os cientistas envolvidos na pesquisa explicaram que os crocodilos-persa poderiam facilmente ter atacado e devorado o cão, mas optaram por não fazê-lo. Segundo eles, os répteis pareciam compreender o perigo que o cão enfrentava e, em um ato de empatia, ajudaram-no a escapar de seus perseguidores caninos.

Embora esse comportamento seja intrigante e sugira uma compreensão mais profunda dos crocodilos-persa do que se pensava anteriormente, nem todos os especialistas concordam com a interpretação de “empatia emocional”. Alguns sugerem que os crocodilos podem não ter atacado o cão por várias razões, como saciedade, medo de se exporem a um possível ataque ou experiências passadas negativas com outros cães.

©Utkarsha Chavan / Journal of Threatened Taxa

©Utkarsha Chavan / Journal of Threatened Taxa

Independentemente da interpretação, esse evento nos lembra da complexidade do comportamento animal e como a natureza continua a nos surpreender com suas manifestações incomuns de compaixão ou, talvez, de estratégias de sobrevivência inteligentes.

Os detalhes da pesquisaObservations on cooperative fishing, use of bait for hunting, propensity for marigold flowers and sentient behaviour in Mugger Crocodiles Crocodylus palustris (Lesson, 1831) of river Savitri at Mahad, Maharashtra, Indiaforam publicados no Journal of Threatened Taxa.

Talvez te interesse ler também:

Crocodilo Pocho: uma história para nunca duvidar do amor dos animais

Reino Unido Anuncia Proibição da Raça de Cães “Bully XL” após Ataques Graves

Grandes cães fazem guarda aos menores pinguins do mundo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...