Os animais importam: Campanha Nacional pela Liberdade dos Cavalos


A ONG “Os animais importam”, sediada em São Paulo, está empenhada em acabar com o uso de charretes de tração animal em Poços de Caldas, cidade turística localizada em Minas Gerais. Com o lançamento da Campanha Nacional pela Liberdade dos Cavalos, a organização busca chamar a atenção para os maus-tratos sofridos pelos equinos e pressionar as autoridades locais a proibirem essa prática abusiva.

Escravidão animal

O uso das charretes turísticas em Poços de Caldas tem sido uma realidade por décadas, com os cavalos sendo forçados a trabalhar longas horas, independentemente das condições climáticas, carregando cargas de mais de 500 quilos. Tudo isso apenas para entreter turistas indiferentes e enriquecer os charreteiros. O presidente da ONG, Leandro Ferro, ressalta que as autoridades da cidade são coniventes com essa exploração e é necessário agitar a cidade para pôr um fim a essa forma de escravidão animal.

A ação da ONG conta com o apoio de instituições locais e também recebe o respaldo de cidades como São Paulo, São João da Boa Vista, Machado e João Pessoa. Dentre as medidas planejadas pelas organizações está a realização de audiências com autoridades políticas em todos os níveis governamentais, além de atos públicos. Além disso, uma nova ação civil pública será movida contra a prefeitura e a Associação dos Charreteiros.

Conscientização e denúncia

Um aspecto importante da campanha é a conscientização da população, tanto dos moradores de Poços de Caldas quanto dos turistas. Eles são convidados a registrar com seus celulares os abusos constantes aos animais como:

  • excesso de peso,
  • chicotadas,
  • falta de água e alimento,
  • acidentes no trânsito,
  • exaustão e abandono.

Equipes formadas por veterinários e advogados serão responsáveis por fiscalizar as charretes, acelerando o processo de abolição dessa prática cruel.

A prefeitura de Poços de Caldas havia já anunciado a substituição das charretes por carruagens, mas ainda está elaborando um edital para efetivar essa mudança. A ONG busca retomar as discussões sobre o tema e pressionar para que a prática seja abolida imediatamente ou o mais rápido possível, contando com a vontade política do prefeito para isso.

A necessidade de acabar com as charretes de tração animal também é compartilhada pelos comerciantes locais, que há 28 anos estão engajados na conscientização e lutam contra a exploração desses animais. Eles reivindicam a substituição dos cavalos por carruagens e questionam a morosidade da prefeitura em cumprir essa promessa.

Essa iniciativa da ONG e dos demais envolvidos na campanha busca trazer mudanças significativas para a proteção dos animais e sensibilizar a sociedade sobre a importância de respeitar e preservar a vida e o bem-estar dos cavalos, colocando um fim a essa prática cruel e desumana.

Fontes:

  1. Poços Já
  2. G1

Talvez te interesse ler também:

Charrete Não! Assine a petição! Salve os animais da exploração!

Estado do RJ sanciona lei que proíbe uso de animais em carroças e charretes

Charretes sem cavalos em Petrópolis, chega de sofrimento animal!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...