Brasil apreende 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão em maior confisco ilegal já registrado no mundo


Autoridades brasileiras realizaram uma apreensão histórica de 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão que seriam exportadas ilegalmente para a Ásia. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) classificou a ação como o maior confisco desse tipo já registrado, sendo considerado um marco na proteção ambiental marinha.

A operação do Ibama resultou na apreensão de barbatanas provenientes de duas espécies de tubarão ameaçadas de extinção: o tubarão-azul e o tubarão-anequim. Estima-se que aproximadamente 10.000 tubarões tenham sido mortos para obter essa quantidade de barbatanas.

Segundo as autoridades, essa ação ilegal teve como alvo principal duas empresas, uma delas localizada em Santa Catarina, responsável por 27,6 toneladas da carga apreendida. A outra empresa foi flagrada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com 1,1 tonelada de barbatanas.

Pesca mascarada

A pesca direcionada aos tubarões é proibida no Brasil, e os barcos envolvidos na operação ilegal utilizavam licenças de captura de outras espécies de peixes para mascarar suas atividades. Além disso, as embarcações não adotavam as medidas obrigatórias para evitar a captura e morte de aves marinhas, o que causou a morte de milhares delas, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

A alta demanda das barbatanas

As barbatanas de tubarão têm alta demanda no mercado asiático, sendo utilizadas principalmente na preparação de sopas, consideradas uma iguaria e símbolo de status social. Esse comércio indiscriminado e irregular tem levado à redução das populações de tubarões em todo o mundo e colocado várias espécies em risco de extinção.

A Sea Shepherd Brasil, uma organização de conservação marinha sem fins lucrativos, instou o governo brasileiro a proibir o comércio de barbatanas de tubarão e a importação de carne de tubarão para proteger a espécie.

Essa apreensão representa um marco importante na luta contra o comércio ilegal de barbatanas de tubarão e destaca o retorno do Ibama à proteção do meio ambiente marinho. O governo brasileiro está comprometido em combater a destruição da fauna e da flora do país e reforçar as agências ambientais e os poderes de fiscalização.

A ação do Ibama faz parte da operação Makaira, iniciada em janeiro, que visa combater a pesca ilegal, não reportada e não regulamentada, em conformidade com os acordos internacionais assinados pelo Brasil.

O Brasil reafirma seu compromisso em proteger a vida marinha e preservar a biodiversidade, adotando medidas rigorosas para combater práticas prejudiciais ao meio ambiente e à sobrevivência de espécies ameaçadas.

Fontes:

  1. Reuters
  2. Agência Brasil
  3. G1 SC

Talvez te interesse ler também:

Sem saber, brasileiros estão comendo tubarão: uma espécie em extinção

O triste massacre dos cavalos-marinhos do qual ninguém fala

Esqualeno em cosméticos: batons, bases e protetores solares com óleo de tubarão

Adolescente morre após encontro fatal com tubarão enquanto nadava com golfinhos

Por que os tubarões estão aparecendo na beira da praia?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...