Loonkito, o leão mais velho do mundo, morto por pastores no Quênia


Considerado o leão mais velho do mundo em estado selvagem, Loonkito morreu vítima de golpes de lança de alguns pastores Maasai no Quênia, em uma situação muito triste.

Também conhecido como o “lendário guerreiro felino”, porque defendia seu território há mais de uma década, o animal de 19 anos havia se afastado do Parque Nacional Amboseli em busca de alimento, de presas que estão cada vez mais difíceis por causa da seca.

A notícia do seu assassinato foi comunicada nas redes sociais pela organização sem fins lucrativos Lion Guardians, que recordou Loonkito no Facebook como “um símbolo de resiliência

Como explica o post, Loonkito morreu enquanto tentava caçar:

“É com pesar que compartilhamos a notícia da morte de Loonkiito (2004 – 2023), o leão macho mais velho do nosso ecossistema e possivelmente da África. Faleceu ontem, dia 10 de maio de 2023, aos 19 anos. Ele era um símbolo de resiliência e convivência. Nós da Lion Guardians nos sentimos privilegiados por ter testemunhado sua vida e seu legado.

Nas próximas semanas e meses, esperamos compartilhar a extraordinária história da vida de Loonkiito com o mundo.”

A causa da morte do leão é muito mais triste do que um “simples” assassinato, pois, como explica o post:

“O fim de uma seca costuma ser marcado por um aumento no conflito entre humanos e leões, à medida que as presas selvagens se recuperam e se tornam mais difíceis de caçar. Em desespero, os leões muitas vezes se voltam para caçar o gado. Como os proprietários de gado perderam muitos de seus animais para a seca, eles estão particularmente vigilantes em cuidar dos animais restantes. Infelizmente, Loonkito foi pego nessa dinâmica porque estava morrendo de fome e pulou em um curral no meio da noite – essa foi uma situação difícil para ambos os lados, o povo e o leão.”

 

Para a vida selvagem, está cada vez mais difícil encontrar presas devido à seca, e os relatos de animais que se afastam de seu habitat em busca de comida estão aumentando.

“As pessoas precisam ser sensibilizadas para encontrar uma maneira de nos alertar, para que possamos trazer os animais de volta aos parques”, disse à AFP Paul Jinaro, porta-voz do Kenya Wildlife Service (KWS).

Incidentes com animais selvagens não são raros no Quênia. Em julho de 2021, um leão causou pânico ao se afastar do Parque Nacional de Nairóbi e entrar em um bairro movimentado durante a hora do rush. Este parque fica a apenas 7 quilômetros do centro da capital queniana e os incidentes de animais fugindo e perambulando pela metrópole de mais de 4 milhões de pessoas não são raros.

Em 2019, um leão mordeu um homem até a morte do lado de fora do parque. Em 2016 um outro leão foi morto após atacar e ferir um morador próximo.

Existe cerca de 2.500 leões no Quênia, incluindo pouco mais de 100 presentes no Parque Nacional Amboseli. Esses grandes felinos são classificados em estado de conservação “vulnerável” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Fonte: AFP

Talvez te interesse ler também:

Quem compra online contribui para a morte de baleias

Leão: simbologias, significados espirituais e da tatuagem

Ruben: o leão mais solitário do mundo, trancado sozinho há 5 anos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...