Resolução proíbe uso de animais em pesquisa científica e produção de cosméticos


Uma boa notícia para os defensores dos animais! Acaba de entrar em vigor uma Resolução, publicada hoje no Diário Oficial da União, que proíbe o uso de animais como cachorros, ratos e coelhos, em testes para pesquisas científicas e elaboração de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

A norma é uma medida colocada em vigor imediatamente pelo governo federal e um passo adiante para o fim da crueldade com os animais usados em laboratórios.

Mas ainda não é lei

Esta medida só se tornará lei federal quando o PLC 70/2014, que trata da proibição do uso de animais em pesquisas e testes para a produção de cosméticos, voltar à Câmara dos Deputados para nova análise.

Esse ☝️ PL foi aprovado em dezembro de 2022 pelo Senado. Porém, como houve alteração no texto, passará por essa nova análise. Se aprovado, a Resolução do governo federal,  tornar-se-á lei nacional.

Mais detalhes sobre essa medida

Essa medida está ligada ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e foi publicada nesta quarta-feira como Resolução Nº 58.

Esta Resolução proíbe o uso de animais vertebrados em pesquisa científica e no desenvolvimento de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes que utilizem em suas formulações ingredientes com segurança e eficácia já comprovadas cientificamente

Segundo a resolução, é obrigatório o uso de métodos alternativos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal em casos em que o benefício do uso dos compostos usados não tenha sido comprovado cientificamente.

O órgão ressalta, no entanto, que a competência regulatória cabe a outros entes e órgãos públicos.

Um avanço no Direito Animal

A proibição de experimentos com animais é uma reivindicação constante de organizações e ativistas que lutam pela proteção dos direitos dos animais.

A utilização desses animais em testes de cosméticos e produtos de higiene pessoal foi banida na Europa em 2013, e a decisão foi seguida por outros países. Agora, o Brasil está caminhando para concretizar esse objetivo.

Estamos na torcida para que o fim dos testes em animais saia do papel e se torne definitivamente realidade!

Fontes:

Para mais informações sobre métodos alternativos aos testes em animais, veja:

Chega de crueldade: veja alternativas ao uso de animais em laboratórios

Pesquisa brasileira inédita faz grande avanço para por fim aos testes em animais

Brasileira é uma das vencedoras do Lush Prize 2015 contra os testes em animais

Um rato virtual para por fim aos testes em animais

ANVISA reconhece métodos alternativos aos testes em animais




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...