Guepardos correm risco de serem extintos

Guepardos correm risco de serem extintos

Sempre ficamos sabendo de animais que entram para a lista de animais em extinção. Recentemente, recebemos a notícia de que os gorilas orientais, as abelhas e as girafas estão passando por esse triste processo. Além desse animais, outro está em risco: os guepardos.

Cientistas anunciaram que o guepardo pode entrar em extinção antes mesmo do previsto. Um estudo realizado pela Zoological Society of London (ZSL), em parceria com a Wildlife Conservation Society, estima que haja somente 7.100 indivíduos da espécie vivendo em 9% do seu território natural.

Causas do desaparecimento da espécie

Grande parte desses felinos vive na África. A sua maior ameaça é o tráfico ilegal de animais e peles, que chega a pagar até US$ 10.000 por um filhote de guepardo. No Zimbábue, em apenas dez anos, o número de indivíduos passou de 1.200 animais para 170. Na Ásia, estima-se que existam 50 indivíduos sobrevivendo no Irã.

guepardo filhotes

Uma das grandes dificuldades para saber a respeito dessa drástica redução de guepardos é a ausência de fontes confiáveis, segundo a pesquisadora Sarah Durant, que é líder do estudo.

Mais uma espécie ameaçada pela ganância e ignorância de pessoas que pagam um alto preço para terem um animal cuja vida é na natureza, muitas vezes motivadas pela vaidade de exibir uma espécie selvagem. Pessoas assim vem contribuindo a cada ano para o crescimento da lista vermelha de animais em risco de extinção.

Especialmente indicado para você:

CAMPANHA CHOCANTE MOSTRA A CRUELDADE POR TRÁS DE ARTIGOS DE LUXO

ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO NA LISTA VERMELHA CRESCEM ANO APÓS ANO

PANDA GIGANTE SAI DA LISTA DE ANIMAIS EM EXTINÇÃO

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *