Gorilas orientais entram em lista de risco de extinção


Após recebemos com alegria a boa notícia de que os ursos pandas saíram da condição de risco de extinção, um outro animal não teve a mesma sorte: o gorila oriental, Gorilla beringei.

O gorila oriental é o maior primata do mundo, mas encontra-se “criticamente ameaçado”, segundo a última atualização da Lista Vermelha, divulgada pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). Segundo Inger Anderse, diretora-geral da instituição: “Ver o gorila oriental, um dos nossos primos mais próximos, tão perto da extinção é verdadeiramente angustiante. Nós vivemos em uma época de grandes mudanças e cada atualização da Lista Vermelha nos faz perceber o quão rapidamente a crise global de extinção está aumentando. É nossa responsabilidade reforçar os nossos esforços para virar a maré e proteger o futuro do nosso planeta”.

A grande ameaça do gorila oriental e de outros primatas deve-se a uma rede internacional de tráfico de símios (chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos), que são usados para entretenimento em parques, safaris e zoológicos e, por incrível que pareça, por pessoas de alto poder aquisitivo que os utilizam como brinquedos para sua “diversão”.

A população de gorilas orientais declinou em 70% em apenas 20 anos, restando, atualmente, cerca de 5 mil indivíduos da espécie em todo o mundo. Dentre eles, encontram-se duas subespécies, que vivem em florestas no Congo: o gorila-de-grauer e o gorila da montanha, de acordo com matéria da revista Superinteressante.

Os gorilas orientais acabam sendo um alvo mais fácil para caçadores devido ao seu tamanho, que permite que eles sejam facilmente identificados, além de valerem mais no comércio ilegal. O que fazem com esses animais é uma maldade sem fim. Quando abatidos, sua carne rende muitos quilos e suas mãos são transformadas em itens de decoração, como cinzeiros. Se sobrevivem, são explorados pela indústria de entretenimento.

Atualmente, são quatro, das seis espécies de primatas, em perigo de extinção: o gorila oriental, o gorila ocidental, o orangotango de bornéu e o orangotango de sumatra.

O caso sobre o perigo de extinção desses animais transformou-se em tema para um documentário, Virunga, que foi indicado ao Oscar e pode ser visto na Netflix. A história conta o risco de vida que guardas sofrem para protegerem o parque nacional, na África, e os gorilas que o habitam.

Especialmente indicado para você:

CHIMPANZÉS, BONOBOS, GORILAS E ORANGOTANGOS SOFREM COM O COMÉRCIO ILEGAL

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...