pangolim
pangolim

Pangolim: uma fofura em grave perigo de extinção

Pangolim (Manis spp.), um mamífero pertencente a uma ordem muito antiga, a Pholidota, que vive em zonas tropicais da Ásia e da África, tem um pequeno corpo escamoso, aparentemente duro e forte, mas que se enrola indefeso quando ameaçado. Esta fofura está seriamente em risco de extinção.

Para chamar a atenção sobre os riscos que este mamífero vem sofrendo, o Google dedicou a ele um doodle para a festa de São Valentim.

Muito fofo!

Quem abrir hoje, 14, a página Google.com poderá ver os protagonistas do dia de São Valentim: dois pangolins apaixonados. Talvez estes animais sejam pouco conhecidos, mas eles são os mamíferos mais traficados no mundo.

Apesar de parecerem invencíveis com suas armaduras – têm o corpo coberto de escamas compostas de queratina, sobrepostas umas as outras formando uma espécie de escudo protetor – esta sua característica física não é suficiente para afastá-los da crueldade dos caçadores.

pangolinm google

Ameaçados

Há sete espécies diferentes representantes da família Manidae e todas elas sofrem várias ameaças especialmente de caçadores e contrabandistas. Os pangolins vivem em zonas tropicais da Ásia e da África subsaariana (China, Taiwan, norte da Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Myanmar). Todas as espécies são classificadas entre altamente vulneráveis ​​e em risco de extinção.

Os pangolins são muito cobiçados porque são considerados uma iguaria da culinária asiática. Mas não só por isso. Eles também são explorados pela medicina tradicional asiática, porque acredita-se que sua pele escamosa pode melhorar a função renal, o tratamento da asma e melhorar os sintomas da psoríase.

Um doodle para o Pangolim

Para comemorar o Dia de São Valentim (o Dia dos Namorados em vários países), o Google dedicou um doodle para os pangolins.

Abrindo a página existe uma animação interativa que permite que você jogue com um pangolim (movendo as setas). O jogo permitirá que um dos dois animais prepare um bolo de chocolate para o outro para a celebração da data amorosa.

E viva o amor entre todas as espécies, especialmente às ameaçadas de extinção!

Agora veja que fofura este vídeo de um pangolim brincando na lama:

Leia mais sobre animais:

ENCONTRADA A JIBOIA MAIS RARA DO MUNDO! É NOSSA E ESTÁ NA MATA ATLÂNTICA!

CONHEÇA OS MORCEGOS QUE “PREFEREM” SANGUE HUMANO!

ALARME VERMELHO PARA A VAQUITA, “PANDA DO MAR”, QUASE TOTALMENTE EXTINTA

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Anteriores Círculos misteriosos na Amazônia: a floresta não foi um lugar intocado
Próximo Arroz cheio de arsênico: veja dicas para evitar contaminação

Veja Também

Ouriço-terrestre: apesar de ameaçado de extinção, cresce o interesse pela domesticação do animal

O ouriço é um pequeno mamífero coberto de espinhos e existem 16 espécies divididas em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *