Pangolim, o animal mais traficado do mundo!


O pangolim (Manis spp.) é um mamífero que vive em zonas tropicais da Ásia e da África e tem uma aparência que parece uma mistura de tamanduá com tatu, com algo a mais que são as escamas.

Há oito espécies diferentes de pangolim: pangolim-do-cabo, pangolim-filipino, pangolim-da-barriga-branca, pangolim-indiano, pangolim-chinês, pangolim-gigante-terrestre, pangolim-malaio, pangolim-da-barriga-preta.

Estas espécies pertencem à família Manidae e ordem Pholidota.

A ordem Pholidota é muito antiga, com representantes fósseis datando do período Eoceno (entre cerca de 55 milhões de anos a 36 milhões de anos atrás).

Este animal diferente, manso e gentil, vem sendo vítima da caça e da matança por conta da utilização de sua carne como alimento, e de suas escamas como remédio da medicina chinesa. Por isso, ele corre o risco de extinção.

Saibam mais sobre esse animal tão diferente, que foi inspiração para a criação dos personagens Sandslash e Sandshrew da série de TV Pokémon.

{index}

Características, peculiaridades e modo de vida

pangolim 2

O pangolim tem o corpo coberto de escamas, formadas por queratina.

Estas escamas, cada uma por cima da outra, forma uma “armadura de placas” , com a qual este animal pode se enrolar como forma de proteção e defesa.

Não possui dentes e tem uma longa língua viscosa, que utiliza para capturar formigas, dentro dos formigueiros.

Este animal tem o comportamento territorial, é solitário e de hábito noturno.

Ele têm um comprimento que varia de 30 a 100 cm. Somente a barriga, o interior das pernas, o focinho e as partes laterais da cabeça não têm escamas.

O pelo é encontrado nas partes livres de escamas.

As garras dianteiras do pangolim são extremamente longas e eles as usam habilmente para cavar. A cauda é longa e utilizada para a captura de formigas e cupins.

Os olhos são pequenos e somente as espécies asiáticas têm orelhas externas. Seus pequenos olhos não permitem que enxerguem bem, por outro lado, eles têm um ótimo olfato.

Os pangolins se movimentam mais durante a noite. Caso estejam prestes a sofrer um ataque eles liberam um cheiro nauseante, através das glândulas de sua região anal, que serve para repelir os predadores e demarcar o território.

O pangolim pode ter em torno de 10 mil escamas, ao longo das pernas, cabeça e cauda.

O maior pangolim é o da espécie pangolim-gigante (Smutsia gigantea), das florestas da África Central, que atinge quase 2 metros de comprimento e pesa 35 quilos.

pangolim 3Fonte

Com relação à procriação, após o acasalamento, a fêmea pangolim dá à luz à um bebê pangolim entre quatro ou cinco meses. Nas espécies asiáticas após três meses.

Depois três meses de amamentação, um jovem pangolim começa a se alimentar de formigas.

As espécies maiores de pangolim podem viver até vinte anos.

Pangolim ameaçado de extinção

pangolim 4

Este animal é o único mamífero vivo coberto de escamas.

Infelizmente, este o mamífero é o mais contrabandeado do mundo, devido a comercialização de sua carne e de suas escamas, que são usadas na medicina tradicional na China e no Vietnã.

Em outubro de 2015, as autoridades aduaneiras de Guangdong, no sul da China, apreenderam uma carga de 414 caixas contendo 2.764 carcaças de pangolim congeladas.

As escamas do pangolim são considerados nas culturas chinesa e vietnamita, fontes com propriedades medicinais. Estudos científicos provaram que as partes deste corpo do animal usadas como remédios, são desprovidas de propriedades medicinais ou curativas mas, mesmo assim, estas sociedades continuam a consumir esses medicamentos.

O pangolim também é utilizado como alimento. Desse modo, sete, das oito espécies, correm o risco de extinção.

Outra ação humana que está afetando o pangolim é que existem pessoas o transformando em animal de estimação. Desde 2006, mais de um milhão de espécies foram capturadas, mortas ou vendidas como animais de estimação.

A caça desses animais na Ásia é ilegal e, mesmo assim, os pangolins são capturados ou mortos e isso vem aumentando, de forma alarmante, nos últimos 15 anos, segundo informações da IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN),

Essa entidade criou o Pangolin Specialist Group, formada por um grupo de estudiosos e cientistas dedicados à proteção e preservação desses animais.

Dia Mundial do Pangolim

Devido à caça, o tráfico e a matança que vem vitimizando as espécies de pangolim foi criado Dia Mundial do Pangolim.

Em 16 de fevereiro de 2019 será celebrado o oitavo Dia Mundial do Pangolim! Todo terceiro sábado de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Pangolim.

O Dia Mundial do Pangolim é uma forma para os defensores do pangolim se unirem e intensificarem a conscientização sobre esses mamíferos únicos e a situação de perigo que estão vivendo: as espécies de pangolins vêm diminuindo rapidamente na Ásia e na África.

Bebê pangolim órfão

Vejam neste vídeo um bebê pangolim muito cute-cute e infelizmente órfão. O nome dele é “Champ”,

10 atitudes que podemos fazer para ajudar os pangolins no Dia Mundial do Pangolim

  1. Use a hashtag #WorldPangolinDay, em suas redes sociais.
  2. Curta a página do Facebook do Dia Mundial do Pangolim e de outras instituições de defesa a este animal.
  3. Crie posts sobre o Dia Mundial do Pangolim em suas redes sociais.
  4. Faça arte com a imagem do pangolim: pinte, decore, desenhe ou esculpa.
  5. Eduque e conscientize, fazendo uma apresentação sobre pangolins na sua escola ou comunidade.
  6. Apoie organizações que estão trabalhando para proteger os pangolins.
  7. Organize uma festa ou evento do Dia Mundial do Pangolim e publique as fotos na página do Dia Mundial do Pangolim.
  8. Solicite a aplicação total das leis e penalidades para o contrabando de pangolins e outros animais selvagens.
  9. Informe os prescritores da medicina tradicional chinesa que o uso de escamas de pangolim é ilegal e não há benefícios de saúde comprovados.
  10. Notifique as autoridades se você vir pangolins à venda em mercados ou em cardápios de restaurantes ou se você souber de alguém capturando ou possuindo pangolins.

Além dessas atitudes, muitas outras podem ser tomadas para sensibilizar a população e autoridades, no sentido de acabar com a crueldade imputada pelo ser desumano a esses dóceis animais.

Atitudes como: abaixo-assinados online, lives nas redes sociais, protestos e manifestações, apoio às ONG’s e instituições sem fins lucrativos que promovem ações para defender os pangolins.

Os pangolins precisam de ações a favor deles, pois já existem muitas contra eles!

Talvez te interesse ler também:

CROCODILO FERIDO PORQUE QUERIAM VER SE ELE ERA DE VERDADE

SE VOCÊ VIR TAL CENA, NÃO TENHA MEDO! SÃO ABELHAS VIAJANDO, DEIXE-AS EM PAZ

PEIXES SUFOCADOS E ESPANCADOS: O LADO NEGRO DA PISCICULTURA INTENSIVA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...