Gato-palheiro melânico: conheça animal raro avistado no Parque Nacional das Emas, em Goiás


No Parque Nacional das Emas, a 25 km de Chapadão do Céu, no sudoeste de Goiás, um raro gato-palheiro melânico foi recentemente registrado por Kennedy de Andrade Borges, biólogo e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O registro aconteceu enquanto o felino caçava uma presa, e a imagem foi divulgada recentemente.

Esse animal raro é considerado ameaçado de acordo com várias listas, incluindo a Lista Vermelha do ICMBio e a Lista de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

O gato-palheiro é conhecido por ser uma espécie muito furtiva, discreta e ágil, geralmente caçando nas áreas abertas do parque. O melanismo é um fenômeno notável que ocorre quando os animais têm uma maior quantidade de pigmento escuro, a melanina, em sua pele e pelos. Essa condição contrasta com o albinismo, que envolve a falta de pigmentação.

O registro foi feito em setembro, mas divulgado apenas recentemente. A fragmentação do habitat dessa espécie tem sido a principal ameaça em grande parte de sua área de distribuição, que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Saiba mais sobre o gato-palheiro nos vídeos abaixo:

Fonte e foto: G1 Goiás

Talvez te interesse ler também:

Felinos selvagens do Brasil: conheça as 9 espécies que aqui habitam

Salve os Gatos Selvagens: Programa na Escócia os Devolve à Natureza

10 Gatos Selvagens Misteriosos que Você nunca Ouviu Falar




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...