Multado por ter matado e comido um tatu-canastra (espécie em extinção)


Um residente de Paracatu, região noroeste de Minas Gerais, foi multado pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) por ter matado e consumido parte da carne de um tatu-canastra, uma espécie ameaçada de extinção. O incidente ocorreu no sábado (17) em uma área rural da cidade.

©Polícia Militar de Meio Ambiente

©Polícia Militar de Meio Ambiente

A descoberta ocorreu após o homem postar fotos nas redes sociais com a carcaça do tatu. Após verem as imagens, as autoridades policiais foram até a fazenda, onde abordaram o morador que confessou o crime. No local, ainda havia 5 kg de carne de tatu congelada.

Além disso, foi encontrado um papagaio-galego, uma espécie quase ameaçada de extinção, mantido em uma gaiola sem autorização. Duas redes de pesca irregulares também foram apreendidas.

O homem recebeu multas pelas infrações ambientais cometidas, e o valor total das multas pode chegar a R$ 30.000. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e comprometeu-se a comparecer a um juizado especial, evitando ser levado para a delegacia, uma vez que se trata de um crime de menor gravidade.

Após a apreensão, o papagaio recebeu atendimento veterinário e poderá ser solto na natureza. Quanto ao tatu morto, sua carcaça será descartada em um aterro sanitário da cidade.

Tatu-canastra: espécie em extinção

O tatu-canastra (Priodontes maximus) é uma espécie considerada vulnerável à extinção. Ele é conhecido por ser o maior tatu do mundo, podendo atingir até 1,5 metro de comprimento e pesar quase 60 kg. Sua aparência é marcada por uma carapaça dura e escamosa, que oferece proteção contra predadores.

Esses tatus habitam principalmente as regiões do Cerrado e da Floresta Amazônica, onde se alimentam de insetos, pequenos vertebrados e frutas. Infelizmente, devido à caça predatória e à perda de habitat, o tatu-canastra está ameaçado de extinção.

Papagaio-galego: espécie em extinção

Também chamado de papagaio-de-barriga-amarela, papagaio-curraleiro, papagaio-curau e papagaio-goiaba, o papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops) distingue-se por ter uma grande área de amarelo na cabeça, com matiz verde nuca; laranja para os lados corpo e base superior da cauda; Colar verde amarelado e barriga quase toda amarela.

Não fomente tráfico de animais

É bom que notícias como essa se espalhem para desencorajar pessoas que queiram comprar ou capturar animais exóticos, selvagens ou silvestres da natureza. Deixem os animais em paz. Manter espécies selvagens em casa configura crime ambiental passível inclusive de penas mais graves como a reclusão.

 

Fontes:

  1. G1
  2. IUCN
  3. Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

Tartarugas-gigantes-de-Galápagos: mesmo em extinção são caçadas para serem comidas

Iguanas cor-de-rosa existem e estão à beira da extinção

Milhares de pênis de burro encontrados para fazer “elixir milagroso”




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...