“Estamos afundando”: Tuvalu, um país que está sumindo do mapa 


As mudanças climáticas têm sido uma das maiores preocupações dos cientistas. O aumento do nível das águas (mares e oceanos) vem dando uma ideia catastrófica do que pode vir a acontecer com uma boa parte dos países, se nada for feito para mitigar os danos.

Várias cidades ao redor do mundo já sofrem com tais efeitos, no Brasil o exemplo mais divulgado, embora existam outros, é o de Atafona no litoral norte do Rio de Janeiro.

Mas uma imagem causou maior impacto durante a COP26, onde o Ministro da Justiça, Comunicações e Relações Exteriores de Tuvalu, Simon Kofe, se apresentou em transmissão on-line com água na altura dos joelhos e com a mensagem dramática:

“Estamos afundando, mas a mesma coisa está acontecendo com todos”.

O local onde realizou a filmagem há alguns anos era terreno seco e está inundado. Tuvalu está sendo engolido pelo oceano!

Os dados de Tuvalu

Esse país é formado por 9 ilhas, com 26 Km² de extensão total e população de 12 mil habitantes, tendo altitude máxima de 4 metros acima do nível do mar.

Está localizado há 4 mil Km da Austrália e Havaí.

Fica localizado em atóis compostos de recifes e a elevação da temperatura dos oceanos tem afetado essas formações, com impacto direto na fauna marinha. Além disso, a quantidade de ciclones aumentou nos últimos anos.

Os danos do aumento do nível do mar

Além da salinização dos manguezais, as reservas de água potável têm sido afetadas pela infiltração da água marinha, impactando diretamente nas reservas de água subterrânea.

Com a chegada do mar, várias árvores morrem por ter suas raízes comprometidas, e o comprometimento com a fertilidade do solo.

Uma visão da morte de um país de forma lenta e contínua é, sem dúvidas, um verdadeiro drama para todos. Esperamos que sirva de aleta ao planeta.

A posição dos cientistas

Conforme o Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, IPCC, o aumento global do nível do mar está se agravando. 

Mas isso afeta mais diretamente a região do Pacífico nos dias atuais, mas que estão sendo percebidos por todas as regiões próximas ao litoral pelo mundo.

Tuvalu porém sofre muito mais, é um alerta para todos nós!

Talvez te interesse ler também:

As “atlântidas”do século XXI. Aquecimento global e nível das águas

Países insulares pedem socorro. Sobrevivência em risco




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...