Artistas pedem a Biden para que EUA não façam acordo com o Brasil


A polêmica entre Estados Unidos e Brasil só aumenta. O país do norte vem sendo duramente criticado por estar negociando a portas fechadas com o governo brasileiro acordos ambientais.

O mundo inteiro reconhece o desastre socioambiental da política de Jair Bolsonaro, levada a cabo pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que, em plena pandemia, empenhou-se ainda mais em “passar a boiada” na Amazônia. Salles está, agora, tentando convencer os EUA a enviarem dinheiro ao Brasil em troca de metas de redução de desmatamento na floresta amazônica.

Um dos compromissos de campanha do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi retomar o Acordo de Paris e criar outros compromissos ambientais que o seu antecessor, Donald Trump, negligenciou.

Sendo assim, a expectativa do mundo e do Brasil era de que Biden pressionasse Bolsonaro a cumprir uma agenda ambiental para firmar acordos comerciais com o Brasil, mas a realidade poderá ser outra.

Temendo que o governo estadunidense não siga essa cartilha, um grupo de 36 artistas de ambos os países enviou uma carta a Biden pedindo que ele não feche nenhum acordo com o Brasil antes que o desmatamento na Amazônia seja reduzido.

Segundo a Folha de S. Paulo, os artistas ainda pedem a garantia da participação da sociedade civil nos debates ambientais sobre a Amazônia:

Dentre os signatários do texto estão os artistas: Alec Baldwin, Joaquin Phoenix, Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Orlando Bloom, Katy Perry e Roger Waters, Caetano Veloso, Fernando Meirelles, Marisa Monte, Sonia Braga e Wagner Moura

Confira, a seguir, o documento na íntegra.

Carta dos artistas do Brasil e dos EUA ao Presidente Joseph Biden

Estados Unidos, Brasil, 20 de abril de 2021

Proteja a Amazônia

Caro presidente Biden,

Obrigado por seu compromisso de agir pelas mudanças climáticas, pela conservação das florestas e pelo respeito aos direitos e à soberania dos Povos Indígenas. Escrevemos para você hoje como artistas e músicos dos Estados Unidos e do Brasil para expressar nosso apoio e solidariedade aos Povos Indígenas e organizações da sociedade civil na Bacia Amazônica —e ao redor do mundo— que expressaram profunda preocupação com relação a possíveis acordos ambientais com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Instamos sua Administração a ouvir nosso apelo e a não se comprometer com nenhum acordo com o Brasil neste momento.

Proteger a Floresta Amazônica é essencial para soluções globais para lidar com as mudanças climáticas. No entanto, a integridade deste ecossistema crítico está se aproximando de um ponto de não retorno devido às crescentes ameaças à floresta tropical e aos seus guardiões pelo governo Bolsonaro, incluindo desmatamento, incêndios e ataques aos direitos humanos.

Desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro de 2019, a legislação ambiental foi sistematicamente enfraquecida e as taxas de desmatamento triplicaram. As terras indígenas, que são as mais protegidas da Amazônia, foram invadidas, desmatadas e queimadas impunemente. Os direitos dos povos indígenas, guardiões da floresta, foram violados por Bolsonaro e seu governo.

Estamos preocupados que seu governo possa estar negociando um acordo para proteger a Amazônia com Bolsonaro neste momento. Embora estejamos aliviados que a secretária de imprensa da Casa Branca Jen Psaki tenha declarado recentemente que não haveria nenhum acordo bilateral anunciado na Cúpula dos Líderes do Clima no Dia da Terra, ainda estamos apreensivos.

Nós nos juntamos a uma coalizão crescente de mais de 300 organizações da sociedade civil brasileira e norte-americana, povos indígenas, membros do Congresso dos Estados Unidos e legisladores brasileiros para pedir a seu governo que rejeite qualquer acordo com o Brasil até que o desmatamento seja verdadeiramente reduzido, os direitos humanos sejam respeitados e a participação significativa da sociedade civil seja atendida.

Compartilhamos suas preocupações de que ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos, mas um acordo com o Bolsonaro não é a solução.

Encorajamos você a continuar o diálogo com povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia Amazônica, com governos subnacionais e a sociedade civil, que têm soluções e desenvolveram propostas para sua consideração, incluindo a Plataforma Climática da Amazônia, antes de anunciar quaisquer compromissos ou liberar quaisquer fundos.

Agradecemos sua liderança em tomar as medidas necessárias e urgentes para lidar com a emergência climática que enfrentamos coletivamente.

Respeitosamente,

Mark Ruffalo
Leonardo DiCaprio
Joaquin Phoenix
Jane Fonda
Rosario Dawson
Orlando Bloom
Katy Perry
Uzo Aduba
Alyssa Milano
Alec Baldwin
Marisa Tomei
Philip Glass
Roger Waters
Frances Fisher
Misha Collins
Laurie Anderson
Sigourney Weaver
Katherine Waterston
Ed Begley Jr.
Wendie Malick
Barbara Williams

Sonia Braga
Caetano Veloso
Gilberto Gil
Alice Braga
Wagner Moura
Fernando Meirelles
Walter Salles
Marisa Monte
Maria Gadú
Andrea Beltrão
Patrícia Pillar
Débora Bloch
Marcos Palmeira
Bela Gil
Fernanda Abreu

Talvez te interesse ler também:

Dia da Terra 2021: 3 dias para salvar a Terra da pandemia da ignorância ambiental

Corredor verde de 1,7 bilhão de árvores vai conectar a Floresta Amazônica ao Cerrado

Japão quer jogar água radioativa no mar e diz que “despejo é seguro”




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Rober
    Publicado em 22/04/2021 às 3:21 pm [+]

    KKKKK …. esses artistas não fazem nada tem uma ação pratica .. para melhorar a vida das pessoas.
    Ficam de suas mansões vomitando regras para os outros.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...