Amazonas e outros estados da Amazônia em estado de emergência devido a queimadas


Nos sete primeiros meses de 2019, o estado do Amazonas registrou 1.699 focos de calor, informou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), tendo 80% (1.372) ocorrido no mês de julho, quando se iniciou o período de estiagem na região.

O alerta fez com que, no dia 2 de agosto, o governador em exercício, Carlos Almeida, decretasse estado de emergência, durante 180 dias, para algumas áreas, sobretudo a região metropolitana de Manaus e o Sul do Amazonas.

“A medida que estamos adotando tem por objetivo conter desmatamentos e queimadas, que degradam a floresta, o nosso maior ativo, como as queimadas, mais comuns nesse período do ano, que chamamos de verão amazônico“, explicou, em nota, o vice-governador. “Nossa secretaria de atuação ambiental, a Sema, adotará todas as medidas necessárias para contermos quaisquer ações de crime ambiental no Estado.”

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, também se manifestou sobre a situação e disse que os esforços pretendem evitar que Manaus seja novamente invadida por nuvens de fumaça provenientes das queimadas, como vem ocorrendo nos últimos anos.

“Queremos nos antecipar, fazendo de tudo para que isto não ocorra, ou em menores proporções”, disse Taveira. “As equipes já estão organizadas para atuar em conjunto com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente para que possamos ter uma redução nesses índices.”

Nos estados da Amazônia

Em Rio Branco, no Acre, já são mais de 1.400 incêndios ambientais ocorridos desde janeiro ao começo de agosto desse ano, mas 90% deles ocorreram nos últimos dois meses. Situação semelhante em Rondônia, onde registrou-se mais de 2.500 focos de queimada, e em Tocantins, com um acumulado dos 7 meses em mais de 4.700 focos de incêndio, como informou a EBC. É o verão amazônico, seco e quente deste período, propício para a proliferação das chamas.

Prevenindo queimadas

Para prevenir as queimadas é importante:

  • não atear fogo, exceto com autorização
  • não acender fogueiras
  • não usar fogo na agricultura, seja para limpar o terreno que para renovar a pastagem
  • não lançar bituca de cigarro em nenhuma hipótese, em nenhum lugar. Além de poluir, ela pode não estar bem apagada e pode alcançar alguma vegetação e pegar fogo.
  • não soltar balões, além de perigoso é crime!

Provocar incêndio ambiental é crime. Ligue para o Corpo de Bombeiros se avistar um foco de incêndio e denuncie se souber, ou puder identificar, o autor do crime.

Talvez te interesse ler também:

QUANTAS ÁRVORES VOCÊ PRECISA PLANTAR PARA COMPENSAR SEUS DANOS AO PLANETA?

O QUE JÁ ERA ASSUSTADOR FICOU PIOR: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA AUMENTOU 278% EM JULHO

ALEMANHA ANUNCIA CORTE DE VERBA PARA PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA

Fonte foto: Reuters-UOL




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...