#‎10yearschallenge: olha o que fizemos com a Terra em apenas 10 anos


Tá rolando o desafio dos 10 anos, ou melhor, o #‎10yearschallenge, a modinha que viralizou e tá dando muito o que falar. Tem de tudo: de coisas divertidas às lembranças do nosso descuido social e ambiental. Vamos lembrar as coisas mais marcantes desse período ainda que, em termos ambientais, 10 anos não tenha tanta significância perante à força da natureza (ainda bem!). Mas vale a pena levantar alguns pontos realmente bemmmmm tristes, que nos servem de alerta sobre o rumo que nossa sociedade de consuma está tomando.

E por falar em rumo, apenas um parênteses sobre esse desafio: as pessoas que postam suas fotos do antes e depois estão, sem querer, contribuindo para aquilo que chamam de Big Data, ou seja, o amontoado de dados que deixamos ao utilizar as redes. O futuro promete um avanço das tecnologias informática e biológica onde as assim chamadas AI’s (do inglês, inteligência artificial) serão capazes de reconhecer faces, vozes e emoções humanas, ou seja, os filmes de ficção científica estão se tornando realidade e nós estamos contribuindo pra isso.

Não necessariamente isso seja ruim, bastaria tomarmos as rédeas da situação. Mas estaríamos prontos para tal competência?

Voltemos ao desafio. Que este sirva realmente de reflexão para nos situarmos como pessoas e como sociedade, no mundo que vivemos e no mundo que queremos viver.

Desmatamento

Em 10 anos, o desmatamento na Amazônia legal diminuiu (sim, nesse caso o desafio é positivo), mas está rolando uma foto meio falsa por aí:

amazonia 1975

A imagem se refere ao período de 1975 a 2012

A foto é verdadeira mas se refere a um período de 37 anos. Aí sim, em 37 anos houve um aumento. Mas em 10 diminuímos o desmatamento na Amazônia, UFA! Aqui estão os dados do Prodes que não mentem.

Mas a notícia não sendo de todo ruim, está longe de ser boa: O NOSSO DESAFIO é O DESMATAMENTO ZERO!

Branqueamento do coral

deafio corais

Um fenômeno chamado de branqueamento do coral se caracteriza pela perda da cor das colônias, causada pelo estresse ambiental devido à mudança climática, aos desastres ambientais, à diminuição da salinidade, acidificação da água ou ao assoreamento de um recife. A Grande Barreira de Coral australiana é um exemplo disso. A foto é ilustrativa mas o exemplo é bem real. A perda da biodiversidade é o preço que estamos pagando por este triste fenômeno.

Plástico

desafio garrafa

Essa é boa! Se você fosse uma garrafa de plástico, em 10 anos no ambiente, você teria mudado pouco ou nada, considerando tua vida secular (uns 400 anos para “morrer” se é que o plástico se decompõem totalmente!). Então, a diferença entre uma garrafinha de plástico na areia e 10 depois, é que poucos dias depois de ela ter ido pro fundo mar, ela irá aguardar mais 390 anos de vida. Haja velinha para assoprar!

O urso-polar

desafio urso

Em 10 anos ele emagreceu, aliás ele passa fome, aliás ele está em risco de extinção. A foto foi extraída desse artigo aqui que conta essa triste e verdadeira história: URSOS-POLARES À BEIRA DA EXTINÇÃO: ESTÃO MORRENDO DE FOME

Rio Xingu

desafio xingu

Campanhas, documentários, protestos, de tudo foi feito pelo Rio Xingu e sua população ribeirinha em risco com a construção da famosa usina de Belo Monte. Em 10 anos sua “cara” foi mudando muito, e para pior. A ideia da obra começou já em 1975! E isso foi chamado de progresso por sucessivos governos!

Mariana

desafio mariana

A foto é realmente para não esquecer Mariana, o pior desastre ambiental do Brasil que chocou o mundo e hoje, quem paga, literalmente a conta, é o povo visto que o IBAMA andou multando os pescadores que viviam da pesca no rio Doce antes do desastre. É o país da piada pronta!

Síria

desafio siria

Vamos falar da Síria antes e depois da guerra? É muita tristeza! Veja aqui mais fotos. Sem mais comentários!

Degelo

desafio gelo

Aquecimento global, derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, cidades e países insulares debaixo d’água. Imagens do fim do mundo! A imagem acima se refere ao gelo polar ártico. Se em 10 anos não for assim evidente, em 32 anos, como nesta imagem aqui, com certeza o é. Tristemente muito real!

Amazônia des-envolvida

desafio desmatamento

Se, como dissemos anteriormente, em 10 anos o desmatamento diminuiu, não é verdade porém que em 10 anos a proteção à Amazônia melhorou. Em 10 anos, obras para dar dar lugar à rodovias, à exploração de minérios, hidrelétricas – como vimos Belo Monte – e tantas outras obras de DES-ENVOLVIMENTO seguiram firmes e fortes. E os índios seguem perdendo direitos. É hora de mudar o curso para os próximos 10 anos!

Que tal o desafio #10anosfuturos? Queremos melhorar! Queremos viver melhor! Queremos nosso direito ao ar, à agua e ao solo de qualidade! DESAFIE VOCÊ MESMO! Desafie os governos! Vamos reverter o rumo da história!

Talvez te interesse ler também:

19 DICAS PARA REDUZIR O PLÁSTICO DA SUA VIDA EM 2019!

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR O AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...