Abril fervendo: é pela 3ª vez consecutiva, o mês mais quente de todos os tempos

Abril fervendo: é pela 3ª vez consecutiva, o mês mais quente de todos os tempos

Novo recorde de temperaturas em abril. Se os dados registrados até agora já tinham chegado aos mais altos picos, o mês que acabou de terminar foi o mês mais quente da história.

A febre da Terra não baixa. É o que revelam os mais recentes dados fornecidos pela NASA, que mede a tendência da temperatura em uma base mensal, confirmando que 2016 será o ano mais quente da história.

Entre 1951 e 1980 a temperatura média global esteve 1,11°C acima das registadas nos meses de abril, no período de referência.

Desde quando, em fevereiro, percebeu-se estes três meses recordes de calor, os cientistas começaram a falar em emergência climática.

abril clima 2

O novo recorde superou o período anterior de 2010, em 0,24° C. Também os últimos meses registraram temperaturas recordes: janeiro – 1,11 graus, fevereiro e março 1,33 e 1,29 acima da média.

O ar quente trazido pelo El Niño pode ter contribuído para este superaquecimento, mas o fenômeno não pode ser a única causa que vem empurrando o acelerador do aquecimento global.

De acordo com o climatologista da Nasa, Gavin Schmidt, se continuarmos neste ritmo, há 99% de chance de 2016 vir a ser o ano mais quente já registrado de todos os tempos.

abril clima 1

As temperaturas recordes estão amplamente desencadeando seus efeitos sobre os ecossistemas ao redor do mundo. Na Austrália, 93% dos recifes foram afetados pelo problema do branqueamento de corais, ou seja, a morte dos pólipos responsáveis pela construção dos recifes, cujas causas se dão aos problemas ambientais.

A Conferência do Clima em Paris, a , abriu o caminho para limitar o aumento global das temperaturas mas, enquanto se decide sobre o que fazer, o planeta continua esquentando perigosamente. Todos estamos sentindo.

Talvez te interesse ler também:

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *