Acordo firmado na COP21, em Paris, será assinado hoje


Hoje, em Nova York, Estados Unidos, estão reunidos, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de representantes de 160 países para assinarem o acordo discutido em Paris, ano passado, para combater as mudanças climáticas.

O acordo, que foi fechado em 15 de dezembro de 2015, foi resultado de difíceis negociações entre 195 países e a União Europeia e será assinado em uma data simbólica: o Dia Mundial da Terra.

Com o objetivo de entrar em vigor em 2020, o acordo só se tornará concreto com a ratificação de 55 países responsáveis pela emissão de cerca de 55% das emissões de gases de efeito estufa.

Ainda é necessário que o acordo seja assinado até abril de 2017 e que cada país, conforme suas leis nacionais, ratifique-o por votação no Parlamento ou por decreto-lei.

O documento traz algumas novidades, como a revisão das metas, a cada cinco anos, que dizem respeito à contribuição dos Estados para conter o aquecimento global e seus efeitos. Entre estes estão o calor extremo, que provoca secas e incêndios florestais, e a concentração de chuvas em curtos períodos de tempo, causadora de cheias e inundações e do aumento do nível do mar.

60 chefes de Estado são aguardados em Nova York. A ministra do Ambiente da França, Segolene Royale, que foi a presidente da COP21, em Paris, acredita que o o quórum esperado mostra que o compromisso com o acordo não enfraqueceu. Ela acredita que o momento é importante para as lideranças estabelecerem uma política forte relacionada ao preço do carbono, para estimular o desenvolvimento da energia limpa.

Talvez te interesse ler também:




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...