Imagens chocantes da poluição na China


Acordar pela manhã, abrir a janela e olhar em direção a um rio de cor…vermelha. Alucinações do despertar? Não, poluição! Isso acontece na China, onde os moradores de uma pequena cidade viram-se confrontados com um cenário digno de um filme de terror.

Não um, mas muitos casos, imortalizados pelas imagens que dão um relato do que a poluição fez no Estado mais populoso do mundo. As fotos a seguir foram selecionadas por BusinessInsider, e mostram casos de poluição das águas na China desde 2006.

Isto é o que apareceu aos olhos dos habitantes de Wenzhou na província de Zhejiang. O rio local, cuja cor naturalmente seria esverdeada/marrom, de repente se tornou vermelho-fogo. Mas não é só isso. Para acompanhar a coloração estranha, também um cheiro nauseabundo se espalha pelo ar. A causa? Enquanto o governo local se pergunta o motivo, os habitantes não têm dúvidas: é a poluição causada pela rápida industrialização e pelo crescimento descontrolado das cidades.

Cina acqua1

A foto abaixo mostra uma criança envolvida, em vez de nadar, em um rio poluído em Pingba, província de Guizhou, e foi feita 02 de setembro de 2006. Há exatamente 8 anos!!!!!!

Cina acqua2

Esta mostra uma outra criança bebendo do riacho, no condado de Fuyuan e foi feita em 20 de março 2009. Com a rápida modernização da China, a demanda por água tem crescido dramaticamente.

Cina acqua3

Depois, há o triste espetáculo que remonta a 11 de julho de 2007, quando um trabalhador retira os peixes mortos de um lago em Wuhan, na província de Hubei.

Cina acqua4

Uma já velha conhecida: as algas que todos os anos vertem para o Mar Amarelo. Uma verdadeira invasão, como mostra a foto abaixo, com um menino que tenta nadar no meio das algas em Qingdao, província de Shandong. A foto foi feita em 15 de julho de 2011, mas a cada ano o “show” se repete.

Cina acqua5

Desperta nojo só de olhar. Um homem caminha perto da água residuária de drenagem no rio Yangtze, na província de Anhui. A foto data de 04 de dezembro de 2013. Infelizmente a foto lembra a situação do nosso Rio de Janeiro 🙁

Cina acqua6

O aumento da industrialização gera poluição na forma de acidentes graves, como os grandes vazamentos de petróleo. Tal como aconteceu no porto de Dalian, na província de Liaoning em 2010. Aqui estão os trabalhadores que tentam limpar as águas.

Cina acqua7

Na China, a maior parte da água está poluída e 70% dos rios e lagos estão contaminados, como mostra a foto a seguir, onde um pescador atravessa o lago Chaohu, coberto de algas azuis-verdes, na província de Anhui em 19 de julho de 2013.

Cina acqua8

Também esta foto mostra a intenção do trabalhador em limpar o derramamento de óleo perto do porto de Dalian.

Cina acqua9

No ano passado foram encontrados 16.000 porcos mortos. Seus corpos flutuavam sobre as águas do rio Huangpu, perto de Shanghai em março de 2013.

Cina acqua10

A última foto mostra, uma criança refletida em uma vala de drenagem ao tentar saltar sobre o lixo em uma aldeia que em breve será demolida, nos arredores da cidade de Jiaxing, na província de Zhejiang.

Cina acqua11

Neste ano, a China provavelmente irá superar os Estados Unidos em seu crescimento econômico e deverá tornar-se a primeira potência econômica mundial. Com uma sociedade cada vez mais desigual e o meio ambiente em sufoco, fica a que pergunta: qual desenvolvimento?

Talvez te interesse ler também:

Fotos: BusinessInsider




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...