Algas: a nova solução para combater a mudança climática e salvar o planeta


A Climate Foundation implementou o “Sea Forestation” nas Filipinas, também chamado de permacultura marinha, trata-se de um projeto audacioso que visa combater as mudanças climáticas cultivando algas no mar. Essas algas absorvem dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, superando a capacidade das florestas tropicais terrestres.

O plano, situado em Compostela, ao largo da ilha de Cebu, busca não apenas reduzir o CO2, mas também abordar a acidificação dos oceanos e a perda de biomassa. O objetivo é criar ecossistemas marinhos funcionais.

As algas são colhidas para serem utilizadas de diversas maneiras, como biocombustível, fertilizante, bioplástico e para servir como alimento humano e animal.

A Climate Foundation procura estabelecer florestas de algas globalmente, fornecendo recursos essenciais para uma população crescente e atuando na redução do CO2 atmosférico. A plataforma nas Filipinas, com 40 metros de diâmetro, eleva-se à superfície pela manhã, onde as algas capturam CO2 através da fotossíntese. Essas algas têm potencial para absorver 3.000 toneladas de CO2 por quilômetro quadrado.

Essa iniciativa não só beneficia a regeneração do oceano, mas também oferece uma solução para agricultores em ilhas que dependem da produção de algas, enfrentando mudanças climáticas e colheitas irregulares. As plataformas garantem um ambiente favorável ao crescimento das algas e da vida marinha, utilizando energia renovável para trazer águas ricas em nutrientes para a superfície, impulsionando esses ecossistemas.

Saiba melhor como isso funciona, assistindo ao vídeo abaixo:

Talvez te interesse ler também:

Moda ecológica: brilho sustentável com lantejoulas bioplásticas feitas de algas

Lustre vivo: além de lindo, contém algas que purificam o ar e absorve CO2

Algas no lugar do plástico: uma ideia que pode o salvar o Planeta




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...