World Soil Day: como estamos envenenando o solo sem perceber


Hoje é o Dia Mundial do Solo, um recurso finito, o que significa que sua perda e sua degradação não são recuperáveis ​​dentro de uma vida humana. As consequências são muito sérias pois a comida que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos, a nossa saúde e a saúde de todos os organismos vivos do planeta, dependem da terra.

Sem solos saudáveis, não poderíamos cultivar nossa comida. Segundo a FAO, 95% do que acaba nas nossas mesas é produzido direta ou indiretamente na terra.

Este ano, o Dia Mundial do Solo é dedicado ao combate à poluição.

“O solo é um complexo habitat em crescimento que só é produtivo se for curado: enfrentar e combater a poluição do solo é a única maneira de minimizar os riscos à segurança alimentar, à saúde humana e ao meio ambiente”, explica a FAO.

No entanto, a poluição do solo é um assunto pouco discutido e muitas vezes subestimado. De fato, solos saudáveis ​​são a chave para a segurança alimentar e nosso futuro. Ajudam a sustentar a produção de alimentos, mitigam as mudanças climáticas, filtram a água, melhoram a resistência às enchentes e às secas, e muito mais. No entanto, uma ameaça invisível está colocando em risco o solo e tudo o que ele nos oferece.

Entre os poluentes do solo mais comuns estão os metais pesados, poluentes orgânicos persistentes e poluentes emergentes, como produtos farmacêuticos e de higiene pessoal.

Práticas agrícolas insustentáveis ​​reduzem a matéria orgânica do solo e podem facilitar a transferência de poluentes para a cadeia alimentar. O solo poluído pode libertar contaminantes na água subterrânea, que se acumulam no tecido das plantas e em seguida vão parar nos animais e entram na cadeia alimentar humana, com efeitos agudos de curto prazo tais como intoxicação ou diarreia, e efeitos crônicos de longa duração, tais como o câncer.

Por esta razão, hoje, mais do que nunca, devemos lembrar que o solo é de importância fundamental e que não deve ser subestimado.

dia mundial solo 18

Aqui estão seis razões pelas quais essa forma de poluição não deve passar despercebida.

1. A poluição do solo afeta tudo

A comida que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos. O teor de nutrientes dos tecidos de uma planta está diretamente relacionado ao teor de nutrientes do solo e sua capacidade de trocar nutrientes e água com as raízes da planta.

2. A poluição do solo é invisível, mas existe

Ainda existe. Basta dizer que hoje, um terço da nossa terra está moderadamente ou altamente degradada devido à erosão, perda de carbono orgânico no solo, salinização, compactação, acidificação e poluição química. Demora cerca de mil anos para formar 1 cm de solo superior, o que significa que não seremos capazes de produzir mais terra em nossa vida. Tudo aquilo que vemos é tudo o que temos.

3. O solo não consegue mais filtrar

Os solos funcionam como filtro para os contaminantes, mas a capacidade do solo de nos proteger está desaparecendo.

4. A poluição do solo afeta a segurança alimentar

A produção e a qualidade das culturas estão em risco. Sem solos saudáveis, não seremos capazes de produzir alimentos suficientes.

5. É também culpa das más práticas agrícolas

Práticas agrícolas insustentáveis ​​reduzem a matéria orgânica do solo e comprometem a capacidade do solo de degradar os poluentes orgânicos. Isso aumenta o risco de que os poluentes sejam liberados no meio ambiente. Em muitos países, a produção intensiva de culturas esgotou o solo. As práticas de produção agrícola sustentável tornaram-se, portanto, indispensáveis, hoje mais do que nunca, a nível global.

6. A poluição do solo pode colocar nossa saúde em risco

Uma parte significativa dos antibióticos, amplamente utilizada na agricultura e na saúde humana, é liberada no meio ambiente após ser expelida pelo corpo. Essas substâncias penetram nos nossos solos e se espalham no meio ambiente. A consequência disso é bem conhecida: a resistência aos antibióticos. Em 2050, esse problema matará mais do que o câncer.

Informe seu amigos sobre a importância desta data e um feliz Dia Mundial do Solo para todos.

Talvez te interesse ler também:

MICROPLÁSTICO POR TODO LUGAR, INCLUSIVE NAS FEZES HUMANAS

PRÊMIO LIXO ZERO PARA DIEGO SALDANHA QUE RETIROU 2 TONELADAS DE LIXO DO RIO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...