Mudança climática: quais plantas sobreviverão? Uma estufa high-tech revela


Quais plantas irão sobreviver às mudanças climáticas? Uma estufa de hi-tech poderia desvendar. Em Durham, nos Estados Unidos, há um laboratório de biotecnologia onde os cientistas estão tentando descobrir quais as plantas vão sobreviver e quais irão sucumbir às mudanças climáticas.

À disposição dos cientistas existe uma estufa de alta tecnologia que permite observar a resistência de diferentes variedades de plantas às mudanças nas condições de temperatura e clima. No interior da estufa, os pesquisadores simulam diferentes condições de vida para as plantas, desde uma grave seca semelhante ao clima no deserto africano, às alterações das características do solo.

O sistema foi projetado para assegurar condições homogêneas de luz e de calor em todas as partes da estufa, com especial atenção para as sombras que poderiam interferir nos experimentos. Um revestimento interno especial difunde a luz uniformemente para evitar tal problema.

Os pesquisadores podem alterar as condições de umidade, oxigênio e dióxido de carbono, por exemplo imitando os modelos climáticos baseados em dados históricos ou previstos. Eles também podem alterar as temperaturas e permitir que o ar circule muito uniformemente na estufa, dependendo das características do experimento em andamento.

Certamente, do ponto de vista tecnológico, é uma experiência muito interessante, mas é importante notar que por trás da criação deste efeito estufa de alta tecnologia está a Syngenta, empresa multinacional especializada na produção de pesticidas, herbicidas e fungicidas, bem como de sementes transgênicas. A experiência, portanto, seria muito útil para salvar o planeta, ou para proteger os lucros da empresa?

Leia também: Três adolescentes irlandesas encontraram uma alternativa, natural, para melhorar a produção de alimentos

Fonte foto: wired.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...