Jovem yanomami de 15 anos morto por Covid-19


Um jovem de 15 anos, pertencente à comunidade Helepi, na Terra Indígena Yanomami, morreu por complicações pulmonares causadas pela Covid-19 ontem, quinta-feira, 9.

As informações são da Amazônia Real em reportagem de Ana Amélia Hamdan, Kátia Brasil e Emily Costa.

Segundo a reportagem, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou a morte do jovem através de informações fornecidas pelo Hospital Geral de Roraima, onde o garoto esteve internado por uma semana.

Era um estudante do ensino fundamental em uma escola do município de Alta Alegre, norte de Roraima. Antes do diagnóstico, o jovem indígena esteve em contato com outras pessoas, 70 delas agora estão em isolamento. Não se sabe como o menino tenha sido infectado e acredita-se que o diagnóstico tenha sido tardio pois o menino esteve com os sintomas por 3 semanas antes de conseguir ser testado.

Leia a reportagem completa clicando AQUI.

A Survival International vem denunciando o perigo da Covid-19 para os povos indígenas alertando inclusive para o perigo de um extermínio destes povos. É preciso mantê-los isolados. Este é o terceiro caso, noticiado, de indígenas mortos pelo novo coronavírus.

Segundo o antropólogo francês Bruce Albert, a morte desse jovem aconteceu em uma comunidade “da região do rio Uraricoera, área de garimpo. Estava perambulando entre Casai leste e HG de RR desde 19/3 com sintomas respiratórios característicos e prescrição de antibióticos. Conviveu com muita gente desde então”.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3485388674864571&set=a.315045058565631&type=3&theater

Talvez te interesse ler também:

Cloroquina e hidroxicloroquina: o que são e o quanto podem ser úteis no tratamento da Covid-19

O isolamento social não está sendo cumprido em várias regiões do país. O que dizem as pesquisas

Coronavírus, Wuhan reabre após 2 meses de quarentena: a partir de hoje, finalmente será possível deixar a cidade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...