China, um dos países que mais produz plástico, proíbe sacolas e canudos nas cidades

China, um dos países que mais produz plástico, proíbe sacolas e canudos nas cidades

A China decidiu eliminar gradualmente o plástico descartável, começando com as sacolas plásticas, que serão proibidas nas principais cidades do país, até o final deste ano.

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) declarou que a produção e o uso de um grande número de plásticos descartáveis ​​serão eliminados em todo o país entre agora e 2025.

Reduzindo a produção, a venda e o uso de produtos plásticos, a China tenta enfrentar o grave problema do lixo plástico enterrado nos aterros sanitários, que sufoca solo, cursos de água e oceanos.

Esta é uma decisão importante, pois a China é um dos principais culpados pela poluição causada pelo lixo plástico, juntamente com Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia.

De acordo com um relatório do PNUMA, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais da metade do plástico presente nos oceanos é proveniente desses países, portanto, é indispensável resolver o problema do lixo plástico no sudeste asiático, para resolvê-lo em todo o mundo.

Felizmente, os governos estão respondendo à necessidade de reduzir o lixo: a Tailândia também decidiu recentemente proibir o uso de sacolas plásticas e lançar uma campanha de conscientização contra o plástico descartável.

Agora cabe à China que, depois das sacolas, pretende eliminar os canudos descartáveis ​​e reduzir em 30% o uso de plástico descartável em restaurantes e bares em até 2025. Outras intervenções estão em andamento nos setores médico, logístico e agrícola.

Ao mesmo tempo, o país está comprometido em fomentar a reciclagem e a reutilização para garantir que cada vez mais plásticos sejam recuperados e reutilizados.

Talvez te interesse ler também:

Além do plástico descartável, Europa está pronta para proibir também as embalagens plásticas

Zero copo plástico na Universidade Federal de Juiz de Fora em 2020

O coletor de lixo criado por Boyan Slat realmente funciona e está capturando toneladas de plástico no Pacífico

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *