Davi Kopenawa, o ‘Dalai Lama da Floresta’ recebe o prêmio Nobel Alternativo por sua luta pelos direitos dos povos indígenas

Davi Kopenawa, o ‘Dalai Lama da Floresta’ recebe o prêmio Nobel Alternativo por sua luta pelos direitos dos povos indígenas

O xamã Yanomami Davi Kopenawa, conhecido como o “Dalai Lama da Floresta”, recebeu o prêmio Right Livelihood, o prêmio “Nobel Alternativo”, em Estocolmo (Suíça), após uma jornada de celebrações que durou 10 dias pela Europa.

Na entrega da premiação, Kopenawa disse que o evento é uma oportunidade para chamar a atenção de lideranças internacionais para os problemas enfrentados pelos povos indígenas brasileiros:

“Quero ajudar meus irmãos indígenas pedindo às autoridades internacionais que pressionem o governo do Brasil a demarcar a terra de outros povos indígenas. Eu sempre lutei pelos direitos do meu povo Yanomami e dos Ye’kwana. Este prêmio é uma nova arma para fortalecer a luta de nosso povo”, informa um comunicado da Survival International.

Durante 20 anos, Kopenawa esteve envolvido na luta pela demarcação de terra que integra o território dos Yanomami brasileiros e da Venezuela, naquela que é a maior área de floresta tropical protegida por indígenas em todo o mundo.

Ele é presidente da Hutukara, uma associação que defende os direitos do povo Yanomami e, desde 1989, essa luta vem tendo projeção internacional, quando representou a Survival International na premiação Right Livelihood.

Ver essa foto no Instagram

?? Davi Yanomami e a Hutukara Associação Yanomami receberam ontem na Suécia o “Nobel Alternativo”, o prêmio da Right Livelihood Foundation (@rightlivelihood)! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O xamã Yanomami é uma das maiores lideranças indígenas do Brasil e usou o seu discurso na cerimônia de premiação para pedir pressão internacional na demarcação de terras indígenas e exigir o fim do garimpo ilegal na terra Yanomami. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ? Saiba mais na seção “notícias” de nosso site: www.survivalbrasil.org (link na bio) ⠀ ? AJA você também: svlint.org/ForaGarimpo ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Fotos: Right Livelihood Foundation ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #Yanomami #DaviYanomami #DemarcaçãoJá #DireitosIndígenas #NenhumaGotaAMais

Uma publicação compartilhada por Survival Brasil (@survival_brasil) em

Em 1991, a entidade organizou um encontro do líder indígena com o Secretário-Geral da ONU, membros da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e políticos estadunidenses, a fim de ampliar a conscientização da comunidade internacional sobre o genocídio do povo Yanomami por epidemias trazidas por garimpeiros, bem como seus atos de violência.

Kopenawa nunca parou de viajar pelo mundo levando a bandeira da proteção à Amazônia, ameaçada por atividades mineradoras, pecuaristas, agrárias, madeireiras e grandes obras de infraestrutura e, também, por incêndios. Ele é autor do livro “A Queda do Céu”, no qual compartilha a cosmologia Yanomami e a luta de seu povo pela sobrevivência.

Todo o seu engajamento tem lhe rendido ameaças de garimpeiros e políticos interessados na exploração do território Yanomami. Mas Kopenawa segue vivendo em sua comunidade, praticando o xamanismo, e lutando por seu povo.

O líder já recebeu diversos prêmios ao longo da vida, como o prêmio Global 500 das Nações Unidas, a menção honrosa do júri do prêmio Bartolomé de las Casas (Espanha) e a Ordem do Rio Branco (Brasil).

Ao receber o mais recente prêmio, Kopenawa compartilhou um importante ensinamento:

“Nós, os povos da planeta, precisamos proteger nosso patrimônio cultural, como Omame [nosso criador] nos ensinou para viver bem cuidando de nosso lugar para que nossas futuras gerações continuaram a usar”.

Talvez te interesse ler também:

GRETA THUNBERG E O LÍDER INDÍGENA BRASILEIRO DAVI KOPENAWA ESTÃO ENTRE OS 4 VENCEDORES DO PRÊMIO NOBEL ALTERNATIVO

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *