Biólogo indonésio cria sacola de mandioca que se transforma em comida de peixe


Sacolas que, além de não poluírem os mares, transformam-se em água e comida para pessoas e animais. A ideia, benéfica para o meio ambiente, é do biólogo indonésio Kevin Kumala.

Depois de anos nos Estados Unidos, Kevin Kumala retornou a Bali, mas ficou chocado com o cenário que encontrou. As praias sem limites e as águas cristalinas do mar deram lugar a resíduos de todos os tipos, sendo o plástico o campeão.

A situação não é novidade em muitos países e vem se confirmando como um fenômeno global, tanto que já existem diversas ações mundo afora voltadas para a limpeza dos oceanos.

Mas prevenir é sempre melhor do que remediar, especialmente em um país como a Indonésia, onde estima-se que cerca de 3,2 milhões de toneladas de plástico são despejados na costa.

Não é por acaso que a Indonésia seja, depois da China, o maior poluidor do mundo. Os animais são os primeiros a sofrer as consequências e morrem aos milhões, todos os anos, com plástico no estômago.

Mas a solução está à mão, tanto no que se refere à diminuição e à abolição gradual do uso diário de plástico, quanto em relação à reciclagem. Nessa direção vai a ideia de Kumala que inventou uma bolsa que substitui a tradicional sacola criada com derivados de petróleo.

As suas sacolas “eu não sou plástico” são feitas com mandioca (que cresce na Indonésia o ano inteiro, assim como no Brasil) e, portanto, são biodegradáveis, compostáveis e consumidas em 100 dias.

Mas a novidade está no fato de que, se elas acabarem no mar, não são uma arma letal. Ao contrário, podem se transformar em água e comida, como Kumala mostra em um vídeo que ganhou o mundo. Nele, o biólogo indonésio aparece colocando uma bolsa em água quente e bebendo.

As bolsas custam cinco centavos a mais do que as sacolas plásticas, mas tudo vale a pena quando é o futuro do nosso planeta que está em jogo.

Talvez te interesse ler também:

QUE TAL SUBSTITUIR EMBALAGENS DE PLÁSTICO POR FOLHAS DE BANANEIRA?

CIDADE MINEIRA PROPÕE PROJETO DE LEI QUE PROÍBE CANUDO DE PLÁSTICO

O ÓCULOS DE SOL FEITO COM LIXO PLÁSTICO RECOLHIDO DA PRAIA

COMO PLANTAR MANDIOCA: VEJA O QUANTO É FACIL!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...