Como plantar mandioca: veja o quanto é facil!


Você já pensou em ter seu próprio mandiocal no fundo do quintal? Mandioca é fácil de plantar mas, para colher suas mandiocas frescas vai demorar. Porém, quem espera sempre alcança e você poderá ter sua mandioca fresquinha, macia, gostosa, para fazer o que mais te agrade.

A mandioca, Manihot esculenta ou utilissima, uma planta tuberosa, que gera tubérculos nas raízes, da família das Euphorbiaceae, nativa do Brasil e, há muito tempo, espalhada como cultivo até a América Central.

A verdade é que a mandioca já estava aqui no continente americano, alimentando os indígenas, seus primeiros descobridores, desde antes da chegada das caravelas de Cristovão Colombo.

Nomes populares e variedades

A mandioca tem uma diversidade de nomes brasileiros: aipi, aipim, castelinha, uaipi, macaxeira, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre,mandioca-brava e mandioca-amarga. Atualmente, a mandioca (brava ou mansa) é a base alimentar de mais de 700 milhões de pessoas, é cultivada em mais de 100 países e o Brasil detêm o 10 % da sua produção mundial.

Existem variedades de mandioca com maior e menor conteúdo de ácido cianídrico, componente que é tóxico e que só se degrada pela ação do calor (cozinhar, assar, torrar a farinha) ou da água (lavagens consecutivas da mandioca moída). As mandiocas que se pode comer, sem sustos, ou seja, as mandiocas de mesa são chamadas de mandioca-mansa, mandioca doce, macaxeira, aipi, aipim, uaipi. As outras, mandiocas-bravas ou amarga, são para uso industrial, ou para a feitura artesanal de farinha, goma e outros derivados.

Não é possível se diferenciar, com toda certeza, no campo, uma mandioca brava de uma mansa. Uma das diferenças é a cor dos talos, dos galhinhos, que são vermelhos na mandioca mansa e verdes, na mandioca brava. Porém, não se distingue uma planta da outra nem pelas folhas nem pela raiz ou pela planta ou pelo tubérculo, caso se trata de uma brava ou mansa. Portanto, na dúvida, não consuma já que a diferença se faz por análise laboratorial para detecção do teor de limarina, ou ácido cianídrico que é mortífero para homens e animais. É a ação de enzimas externas, ou das existentes na própria raiz da planta, que geram mais ou menos ácido cianídrico, que toda mandioca tem mas que, quando é baixo o seu grau de toxicidade, não causa dano – daí surgem as mandiocas doces ou de mesa.

Clima, luz e água

Mandioca gosta de clima quente e úmido e se desenvolve em quase todas as regiões do nosso país. Não suporta invernos frios, abaixo de 18ºC, por tempo prolongado.

como plantar mandioca 2

Esta é uma planta que precisa de boa luminosidade, para se desenvolver com saúde e gerar tubérculos em quantidade que justifique mas, pode ser cultivada tanto a pleno sol como na meia-sombra.

A mandioca é uma planta rústica, tolerante ao solo pouco fértil, e o prefere mais arenoso, com boa drenagem. Não se dá bem em solos compactados ou argilosos, que impedem o bom desenvolvimento das raízes.

Você precisará manter o solo da mandioca permanentemente úmido mas não encharcado. A mandioca não tolera períodos prolongados de falta de água.

O arbusto de mandioca doce vai crescer viçoso, te dar mandiocas todos os anos, a partir dos 8 a 14 meses, dependendo da variedade plantada e da região. Aí você poderá começar a desenterrar os tubérculos, conforme precisar deles na cozinha. E também é nessa época que você deverá cortar os galhos, manivas, para replantar a mandioca.

Como plantar

As manivas, galhos da mandioca, são cortadas em pedaços de 30cm, que tenham gomos, e deitados em valas rasas (10 cm de profundidade), recobertas com terra para o rebrote.

Uma nova técnica de plantio da mandioca, pela produção de mudas por plantio de gomos germinativos em tubetes, em viveiro. Esta técnica diminui razoavelmente as perdas de manivas no solo, por ataque de pragas ou bactérias, e reduz significativamente o tempo que demora para produzir. Veja este vídeo:

Mantenha a rega frequente para que a terra não fique seca. A mandioca é uma cultura perene mas, quanto mais velha a planta, mais duro o tubérculo. Por causa disso se costuma replantar, e também mudar de lugar, pois a terra se cansa e gosta de uma rotação de cultivos, para se restabelecer.

Atenção

Mesmo cultivando mandioca doce, nunca a consuma crua. Esta é uma planta que, mesmo com baixos níveis de ácido cianídrico, deve ser consumida cozida, frita ou assada pois, estes procedimentos degradam, totalmente, a limarina que a planta contem.

Já a mandioca brava, não a cultive a não ser que você pretenda fazer farinha. E, muito cuidado pois, o cianeto da mandioca brava fica no ar portanto, ao armazenar essa variedade, nunca a deixe em local sem ventilação suficiente.

Especialmente indicado para você:

BROWNIE DE TAPIOCA

TAPIOCA: PROPRIEDADES, USOS, ÍNDICE GLICÊMICO E VALORES NUTRICIONAIS

RECEITAS DE BOLO DE MANDIOCA: SIMPLES E CREMOSOS COM ALTERNATIVA VEGANA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. [email protected]
    Publicado em 22/12/2020 às 9:38 pm [+]

    [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...