Rede de supermercado diz adeus a embalagens e passa a vender a granel


Infelizmente, aqui no Brasil lojas e supermercados utilizam as problemáticas sacolinhas plásticas e embalagens para “proteger” os alimentos. Diferentemente de alguns países europeus, onde a maioria das pessoas leva as suas próprias sacolas ao mercado, já que as embalagens são cobradas, aqui o mau hábito ainda é estimulado.

Mas, ainda bem, existem iniciativas que já trabalham para a substituição das embalagens. Uma delas vem da rede de supermercado Pão de Açúcar, que adotou a venda a granel. Mais de 40 tipos de produtos (grãos, sementes, cereais, chocolates, chás, frutas) são oferecidos aos clientes em gôndolas, no lugar de embalagens em insufilm e em bandejas de isopor e papelão.

Para levar os produtos para casa, os clientes podem usar seus próprios vasilhames reutilizáveis para armazená-los ou comprá-los no próprio supermercado, que oferece quatro tipos de potes de vidro que variam de preço e tamanho.

Em São Paulo, a iniciativa foi batizada de Reutilizar#PraSerFeliz. Mais unidades da rede irão expandir o projeto, bem como o número de itens a ser vendido a granel. A administração do Pão de Açúcar espera que, até o fim de 2016, 60 produtos sem embalagem estejam disponíveis nas gôndolas dos mercados da rede.

Tomara que essa iniciativa inspire outras redes de supermercado e outros tipos de comércio para que possamos diminuir a quantidade de lixo produzido por embalagens. Além de o meio ambiente sair ganhando, nós também fazemos uma grande economia!

Especialmente indicado para você:

ALUNA BRASILEIRA CRIA EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL PARA SUBSTITUIR O ISOPOR

EMBALAGENS DE ALIMENTOS E BEBIDAS: QUAL É O MATERIAL MAIS SEGURO?

Fonte: thegreenestpost




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...