Bioenergia para a crise energética e para o bem do meio ambiente…bastaria investir


A bioenergia é um tipo de energia renovável produzida com materiais derivados de fontes biológicas, que pode ter grandes vantagens para a sustentabilidade, contribuir para aumentar a segurança energética e, se for produzida corretamente, pode diminuir os impactos das mudanças climáticas compensando os danos ambientais causados pelo desmatamento.

O que é necessário para ampliar a bioenergia?

Para que estes benefícios sejam alcançados, é necessária uma política pública que contemple toda a cadeia produtiva da bioenergia: desde o uso adequado da terra às questões tecnológicas e econômicas que envolvem a atividade. Essas afirmativas foram obtidas com base em um relatório de avaliação sobre a implantação de sistemas de bioenergia no mundo, criado por cientistas brasileiros, em colaboração com especialistas de 24 países, sob apoio do Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope) – um órgão intergovernamental, parceiro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Esse grande trabalho de pesquisa foi apresentado ao público no ato de abertura do BBEST – 2nd Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference – que se encerra dia 24 de outubro, em Campos do Jordão, estado de São Paulo.

O formato final do relatório, a ser apresentado em abril de 2015, será disponibilizado em formato de ebook e deve chegar a mais de 700 páginas sobre seguranças alimentar e energética, bem como climática e ambiental.

foto

foto: oakland.edu

A importância da biotecnologia

Como os combustíveis fósseis não são considerados renováveis, tendo em vista a diminuição das reservas de petróleo e consequente aumento no seu preço, combinado à necessidade urgente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, existe uma grande demanda por novas opções energéticas como a bioenergia, que pode se transformar na grande fonte de energia alternativa do planeta.

Para ampliar a utilização e a importância da bioenergia, é essencial que se aprofunde a compreensão sobre os impactos de políticas, regulamentações e sistemas de certificação para a definição de métodos de governança que garantam a sustentabilidade e a igualdade na distribuição dos benefícios, além de uma cuidadosa análise do investimento financeiro necessário para a implementação de sistemas de produção deste tipo de energia.

Para se ter uma ideia a respeito de como pode ser positiva a utilização da bioenergia, temos a questão do álcool. Estudos citados no relatório indicaram que, quando o etanol de cana-de-açúcar é usado para substituir os combustíveis fósseis no transporte, o biocombustível pode contribuir para uma redução de algo entre 80% e 100% das emissões líquidas desses gases.

Leia também: Por uma produção de biocombustíveis limpa

Fonte foto: whybioenergy.com

 

 




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...