Embrapa busca aprofundar estudos sobre biogás


A Embrapa Suínos e Aves – Concordia-SC – tem esforços para a obtenção de metodologias utilizadas no Brasil e no mundo com a finalidade de aprofundar os estudos sobre a geração de biogás.

Juntamente com o CIBiogás-ER – Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em Biogás – e a Rede BiogásFert, a intuição promoverá durante este ano, duas rodadas Interlaboratoriais em digestão Anaeróbia.

O objetivo do Interlaboratorial é resultar em um banco de dados nacional para viabilização de pesquisas em biogás, a fim de sistematizar todo o conhecimento até então obtido na área, para facilitar a comparação com os dados internacionais, uniformizando e adaptando tais conhecimentos à realidade brasileira. A grande missão da iniciativa é a que as pesquisas nacionais possam apresentar soluções para os desafios do uso desta fonte de energia renovável, tão necessária ao país que sofre uma crise energética baseada na energia hidrelétrica.

No mais o Interlaboratorial em Digestão Anaeróbia visa além disso:

* melhorar a integração entre os laboratórios que se dedicam e desenvolvem estudos sobre biogás;

* demonstrar padrões e parâmetros de desempenho individualizado sobre cada laboratório, para compor os diversos ensaios propostos;

* fazer monitoramento do desempenho dos laboratórios;

* apresentar informações para promover tanto a identificação quanto a respectiva solução de problemas que estiverem em análise nos eventos;

* resultar em uma elevação de nível de controle da qualidade dos laboratórios participantes do diálogo.

Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético do Biogás no Brasil (DKTI-Biogás)

O governo brasileiro pretende ampliar o uso do biogás como fonte de energia. Para tanto, uma cooperação com a Alemanha, país na vanguarda da utilização de energias renováveis, foi anunciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Iniciativas com biogás já têm dado certo no Brasil

O biogás é um combustível renovável e pode significar um passo importante rumo à libertação do uso frequente de combustíveis fósseis, como o petróleo. Em , produtores rurais aprenderam a lucrar e ao mesmo cuidar do meio ambiente em que vivem, reutilizando as fezes dos animais de criação para geração de energia por meio de um biodigestor.

Fantástico! E você, o que acha da iniciativa? Conte-nos!

Fonte foto: Stock.Xchng




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...