Informar-se

22 de maio é Dia Internacional da Biodiversidade. 25 anos de história

Dia Internacional da Biodiversidade
  • por Daia Florios

Mais do que nunca, hoje, 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade é uma data que ganha ainda mais força por causa do aniversário de 25 anos da criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) na Rio ECO-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Havaí, violenta explosão do vulcão Kilauea (Vídeos)

Kilauea
  • por Redação

O vulcão Kilauea no Havaí deu origem à uma série de explosões violentas que destruíram várias casas. Ontem, uma coluna escura de cinzas e detritos atingiu uma altura de 9 km. A situação está mudando constantemente.

Pesquisa nas regiões mais geladas do Planeta visa desvendar mudanças climáticas

aquecimento global
  • por Cíntia Ferreira

Não existe consenso a respeito da principal causa do aquecimento global. Alguns estudiosos garantem que é gerado pelos homens, principalmente, em decorrência da poluição, e outros dizem que é apenas um novo ciclo climático. Embora a casualidade gere dúvidas, as mudanças climáticas são um fato.

O segredo da Origem da Vida na Terra nos micróbios de Yellowstone

Yellowstone
  • por Redação

Como a vida na Terra começou? A resposta poderia estar nos micróbios detectados nas águas quentes e ácidas do Parque Nacional de Yellowstone. Um novo estudo descobriu um novo grupo de micróbios que vivem nas águas termais características e que poderiam lançar uma nova luz sobre a origem e a evolução da vida na Terra. 

As Ilhas de Vanuatu proíbem sacolas plásticas, canudos e poliestireno

Ilhas de Vanuatu
  • por Redação

Plástico banido em um dos lugares mais bonitos do mundo. As Ilhas Vanuatu, localizadas no coração do Pacífico, introduziram essa proibição em janeiro para proteger suas praias e o mar. A partir de julho, todo o plástico descartável e não biodegradável será proibido por lá.

A sacola plástica mais profunda da Terra, na Fossa das Marianas

sacola plástica
  • por Redação

Agora é sério! O plástico já chegou em todo lugar, até mesmo nos cantos mais remotos do mundo, como na Fossa das Marianas. Isto é o que foi confirmado pela descoberta do que se chamou de "a sacola plástica mais profunda da Terra". Quem a descobriu foram os cientistas da Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology (JAMSTEC). Com 10.898 metros na fossa oceânica mais profunda do mundo, eles identificaram uma das 3000 peças de detritos que remontam 30 anos atrás.

Cadeia alimentar – Aquática e terrestre

Cadeia alimentar
  • por Cíntia Ferreira

Basta olhar para a natureza com atenção para ver que todos os seres vivos estão conectados e precisam um do outro para sobreviverem. O ecossistema tem suas próprias regras e sua permanência em equilíbrio significa a manutenção da vida no Planeta.