Como funciona o pac-man gigante que irá engolir o lixo plástico dos oceanos (VÍDEO)

  • atualizado: 
Ocean CleanUp Array

Aqui está o fabuloso projeto de Boyan Slat prestes a sair do papel: o Ocean CleanUp Array está finalmente pronto para limpar os oceanos "comendo" como um gigante pac-man o plástico que infelizmente está disperso por toda parte. O design foi modificado a partir do original, e agora, prometendo o inventor, está perfeito para cumprir sua missão.

O engenhoso sistema, inventado há 5 anos por um garoto de então 19 anos, é hoje um tubo de 600 metros de comprimento com uma espécie de "ancinho" de 3 metros preso ao interior, capaz de capturar os resíduos como no videogame. No famoso jogo dos anos 80, o pac-man engolia todos os muitos pontinhos espalhados ordenadamente dentro de um labirinto. Hoje uma realidade que recorda o jogo, poderia mudar o destino dos nossos mares.

setaPLÁSTICO: UM GAROTO DE 19 ANOS SABE COMO REDUZIR PELA METADE O LIXO DOS OCEANOS

O sistema de captura sofreu várias mudanças desde 2013: alguns protótipos anteriores, por exemplo, tinham uma plataforma ancorada e uma barreira flutuante em forma de V que "passivamente" reunia o plástico junto com o vento e as correntes oceânicas. Mas testes mostraram que ventos, ondas e correntes eram "mais pesadas" para o sistema do que se pensava inicialmente.

É por isso que Slat redesenhou o novo equipamento sem ancorar. "Tanto o plástico quanto o sistema são transportados pela corrente - lê-se no site da empresa - No entanto, o vento e as ondas só empurram o aparelho, porque o flutuador está logo acima da superfície da água, enquanto o plástico está localizado especialmente abaixo. Portanto, o sistema se move mais rápido, permitindo a captura de resíduos".

O dispositivo também é equipado com luzes de energia solar, sistemas anticolisão, sensores, câmeras e antenas de satélite, para que ele possa comunicar sua posição a qualquer momento. O plástico capturado será coletado de um navio com ciclos de alguns meses. Os resíduos serão então separados para serem reciclados, sempre que possível, a fim de obter novos produtos.

 

O Ocean CleanUp Array será oficialmente o primeiro sistema automatizado para coletar plásticos nos oceanos e é o trabalho da engenhosidade (e boa vontade) de um adolescente.

Querer é poder! Um mundo é melhor possível!

Sobre o plástico x mares e oceanos, leia também:

setaCHEGA DE CANUDO PLÁSTICO NO RIO DE JANEIRO: MULTAS PARA QUEM DESCUMPRIR A LEI

setaESSES RAPAZES ESTÃO LIMPANDO O OCEANO DO PLÁSTICO (E TAMBÉM CRIANDO EMPREGOS)

setaISTO NÃO É UM ATERRO, É O MAR DE SANTO DOMINGO. VEJA ONDAS DE LIXO EM UM VÍDEO CHOCANTE

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!