Em Amsterdã, o primeiro supermercado do mundo sem plástico

  • atualizado: 
Ekoplaza

Abre em Amsterdã, ao interno da cadeia de supermercados Ekoplaza, o primeiro repartimento sem plástico, onde só se vendem produtos embalados em vidro, metal ou material compostável, compondo um total de 680 artigos sem plástico.

Ali estão molhos, produtos lácteos, frutas, vegetais e até carne e arroz, tudo plastic free. Este foi o modo pelo qual a cadeia holandesa tenta combater a poluição plástica, com uma decisão certamente verde, de lançar um experimento que em breve será replicado nos outros 74 supermercados da rede, até o final deste ano.

A decisão tem a ver com a catastrófica previsão de que em até 2050 haverá mais plástico em nossos mares do que peixe. Basta dizer que, até agora, os oceanos contêm mais de 165 milhões de toneladas de plástico, portanto, se em até 2025 nenhuma estratégia eficaz contra a poluição marinha for implementada, os oceanos conterão 1,1 toneladas de plástico para cada 3 toneladas de peixe até chegar à temida ultrapassagem.

Fala-se cada vez mais das verdadeiras praias e ilhas plásticas existentes aqui e ali, portanto, qualquer iniciativa que queira reduzir o uso deste material é bem-vinda com entusiasmo.

Veja AS FOTOS CHOCANTES DE UM MAR DE PLÁSTICO…NO CARIBE! E também: ILHAS HENDERSON, UM PARAÍSO PERDIDO, INUNDADO POR PLÁSTICO

"Sabemos que nossos clientes estão cansados ​​de produtos cheios de plástico. Os departamentos sem plásticos são uma maneira inovadora de testar os biomateriais compostáveis ​​que oferecem uma alternativa mais respeitosa ao ambiente", diz o CEO da Ekoplaza, Erik Does.

Recentemente, a União Europeia também expressou sua opinião sobre o uso de plásticos, estabelecendo que, em até 2030, só deverá haver plástico reciclado, além de proibir o uso do microplásticos o tanto o quanto possível. Todas as novas regras estão contidas nas orientações da Comissão, que lançou uma Estratégia Comunitária de Resíduos Públicos (Public Waste Strategy).

A Holanda parece ter já implementado as diretrizes ao lançar esta iniciativa, juntamente com o grupo ambiental A Plastic Planet.
 
"Durante décadas, aos consumidores vem sendo vendida a mentira de que não podemos viver sem plástico em alimentos e bebidas, e um departamento sem plástico apaga essa falsa crença e, finalmente, podemos ver um futuro no qual o público possa escolher comprar plástico ou não. Hoje em dia, não temos escolha", diz Sian Sutherland, co-fundadora da campanha do grupo A Plastic Planet.

A própria cadeia de supermercados garante que os produtos sem plástico não custarão mais.

Muito boa iniciativa porque pensa na dificuldade de encontrar produtos que não sejam embalados no plástico. É realmente duro! O plástico é uma praga que vemos por todos os lados!

Leia também: 10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA