Agora é lei: na França chega de prato, copo e talher de plástico

  • atualizado: 
pratos-descartáveis

França vai proibir pratos, copos e talheres de plástico a partir do dia 1º de Janeiro de 2020. Estes utensílios descartáveis, geralmente feitos de plástico, ​​deverão ser substituídos por outros feitos com matérias primas provenientes de fontes renováveis, ou feitos em modos que possam ser reutilizáveis.

O anúncio foi feito por um decreto publicado em 30 de agosto que dispõe sobre as modalidades de restrição aos utensílios descartáveis.

A França já tinha dado conhecimento público do seu projeto no ano passado, em junho de 2015. Na ocasião, as empresas mostraram-se contrárias à proposta, mas o governo francês decidiu ir avante com a decisão de restrição a estes produtos, para poder atingir o objetivo de reduzir resíduos.

Saiba mais: FRANÇA PROIBIRÁ PRATOS E TALHERES DESCARTÁVEIS DE PLÁSTICO A PARTIR DE 2020, MAS A INDÚSTRIA NÃO ESTÁ PREPARADA

O novo decreto faz parte de um projeto de lei mais amplo, dedicado à transição energética. A decisão de proibir talheres e pratos de plástico descartáveis visa reduzir a propagação de substâncias tóxicas no meio ambiente.

Sabemos que o plástico está colocando em risco os ecossistemas de mares e oceanos, matando os peixes e atingindo a cadeia alimentar. Todos os anos na França, vão para o lixo 4,73 bilhões de copos de plástico e apenas 1% deles é reciclado. A periculosidade do plástico para o meio ambiente é bastante conhecida mas existe também o receio de que a sua utilização seja prejudicial inclusive para a saúde.

Na França, e também em outros lugares, existe a preocupação sobre o consumo de bebidas quentes em copos de plástico o que poderia liberar toxinas, incluindo os desreguladores endócrinos, eventualmente usados ​​na sua produção, como o bisfenol A.

Os novos pratos e talheres que serão propostos na França para substituir o plástico descartável irá conter 50% de matérias-primas provenientes de fontes renováveis ​​em até 2020 e 60% a partir de 2025.

Pessoas e entidades envolvidas na distribuição e utilização de utensilios de plástico descartáveis não poderão usá-los ou colocá-los no mercado, quer a título oneroso ou gratuito. O decreto refere-se à xícaras, copos, pratos e talheres descartáveis.

Você achou a ideia da França fantástica, um luxo? Você também pode seguir essa moda enquanto o governo brasileiro dorme. Basta simplesmente não comprar estes produtos, evitar usá-los também fora de casa (há quem leve a própria xícara para o trabalho para evitar o uso daqueles copinhos que além de horríveis, são provavelmente perigosos. Leia abaixo dicas sobre reduzir o uso do plástico no dia a dia e também sobre os problemas ambientais por ele causados.

Especialmente indicado para você:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

PLÁSTICO NO MAR - FOTOS IMPRESSIONANTES DA POLUIÇÃO PLÁSTICA NAS PRAIAS DE HONG KONG

PLÁSTICO ASSASSINO: MAIS DE 90% DAS AVES MARINHAS COMEM ESTE LIXO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!