Fazer seu próprio painel solar te dará autonomia


Um painel solar fácil de se fazer, bom e barato, que funciona acoplado a um acumulador de energia. E a energia, do sol, acumulada, pode ser usada para um montão de coisas. Veja só que autonomia você poderá ter ao aprender a fazer o seu próprio painel solar com elementos fáceis de se encontrar na sua comunidade.

A GoSol, uma ONG finlandesa que tem como objetivo “espalhar o calor solar em todos os lugares“, criou a campanha #FreeTheSun, buscando conectar comunidades, empresários e pessoas de decisão para conseguirem espalhar, mais e melhor, essa autonomia de se saber construir seu próprio painel solar.

Esse painel solar, na verdade, é um concentrador de energias, que trabalha em temperaturas entre 200 e 500ºC e te permite assar, ferver, fritar ou cozinhar qualquer coisa.

Esse concentrador solar tem uma potência de até 2kW de output, semelhante ao de um fogão à gás, sem o custo do combustível. Ocupa cerca de 4 m2 de superfície óptica (placas solares em uma estante inclinada) e tem um custo aproximado de 450 USD, que é o custo de materiais (varais de aço, espelhos) que pode ser reduzido com o uso de madeira e materiais de reciclagem.

O interessante deste projeto é que, ensinando a fazer a quem precisa, a tecnologia “cairá na boca do povo” dando autonomia de trabalho e maior qualidade de vida há muita gente.

Já imaginou o quanto a gente poderá fazer de chips de banana, cupcakes, batatas assadas e muito mais, sem gastar um tostão de combustível fóssil?

E como, ao ser espalhada essa ideia, melhorará a qualidade ambiental das nossas cidades?

E se essa ideia vingar mesmo, e se espalhar pelo mundo, mais e mais pessoas poderão abandonar o uso do combustível fóssil reduzindo ao mínimo a sua pegada ecológica! Pense nisso, veja aqui o manual da tecnologia, aprenda, faça, ensine. Divulgar é fundamental!

Veja abaixo o vídeo da campanha da GoSol.

Talvez te interesse ler também:

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENERGIA SOLAR NO BRASIL

Fonte foto: http://www.gosol.org/local/cache-gd2/13/98df3367f840c1377bd91fe6d272c4.jpg?1454235041




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...