Sustainable Cities Index 2016: estas são as cidades mais sustentáveis do mundo

  • atualizado: 
Zurique
Zurique é a cidade mais sustentável ​​do mundo, seguida por Cingapura e Estocolmo. Isto é o que foi revelado pelo Índice de Cidades Sustentáveis ​​2016, que acaba de ser apresentado pela Arcadis, empresa de consultoria global. Entre as 10 primeiras "cidades verdes” do ranking, oito são europeias e 2 asiáticas.

Como todos os anos, Arcadis, em colaboração com o Centre for economic and business research (Cebr), examinou as 100 cidades mais importantes do planeta e compilou uma lista das 50 mais sustentáveis, baseando a sua avaliação em três sub-índices ​​- Pessoas, Planeta e Profit (economia) - definidos no estudo como os "pilares da sustentabilidade."

sustainable people plante profit


As cidades que obtiveram as pontuações mais altas são aquelas que apresentaram um melhor equilíbrio entre esses 3 fatores, com melhores capacidades de conciliar as necessidades das pessoas, do ambiente e das atividades econômicas. Exemplos para estudar e tomar como modelo, em suma, para perseguir um desenvolvimento tão harmonioso quanto possível.

Em particular, a categoria "People" examina a qualidade de vida dos cidadãos, uma etiqueta que inclui indicadores como saúde, expectativa de vida, alfabetização, custo de vida, renda, desigualdade social, taxa de criminalidade e equilíbrio entre vida privada e trabalho.

"Planeta" quantifica por outro lado os chamados "fatores verdes", entre os quais, o consumo de energia, parques públicos, as emissões de gases de efeito estufa, a produção de energia a partir de fontes renováveis, a exposição ao risco de catástrofes naturais, água potável e poluição do ar.

Finalmente, na categoria “Profit” são analisados os indicadores que medem a saúde econômica de uma cidade, a partir do produto interno bruto per capita, da taxa de emprego, através das infra-estruturas, transportes, turismo e facilidade em fazer negócios.

O resultado é um ranking que considera a Europa como continente que se destaca em todos os sub-índices, com oito cidades no top ten (além das já mencionadas Zurique e Estocolmo, há também Viena, Londres, Frankfurt, Hamburgo, Praga e Monaco de Bavaria).

A primeira cidade norte-americana é Vancouver, que ocupa a vigésima terceira posição, seguida por Nova York, em vigésimo sexto lugar e Montreal, vigésima oitava colocada. A parte inferior da lista é ocupada pelos países emergentes, Calcutá, Cairo, Nairobi, Nova Deli e Manila que figuram nas últimos cinco posições.

Aqui está os classificação geral:

sustainable.cities index

Brasil, como se vê: São Paulo 79ª e Rio de Janeiro 81ª posições em uma lista das 100 mais importantes mas fora das 50 mais sustentáveis. Deixaremos os comentários para vocês.

Leia mais sobre cidades sustentáveis:

setaLIUBLIANA: COMO É A CAPITAL VERDE DA EUROPA 2016

setaONDE FAZER TURISMO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

setaHORTAS URBANAS EM SÃO PAULO: UMA FORMA SUSTENTÁVEL DE BEM VIVER

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!