Amantes dos livros, ajudem a Livraria Taverna após inundações no RS


Tudo alagado, tudo perdido, muita tristeza e desolação. Nas últimas semanas, as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição, afetando não apenas as vidas e a dignidade das pessoas, mas também espaços fundamentais de nossa cultura. Entre eles, está a Livraria Taverna, uma das mais tradicionais da capital gaúcha.

Centro histórico de Porto Alegre foi inundado pelas águas do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, causando danos à livraria histórica © Divulgação

Centro histórico de Porto Alegre foi inundado pelas águas do Rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, causando danos à livraria histórica © Divulgação

A livraria, localizada no coração do centro histórico de Porto Alegre, foi inundada após a elevação histórica do Rio Guaíba. A água não poupou esforços, invadindo o espaço da Taverna, que ocupa o térreo da Casa de Cultura Mário Quintana desde 2020. Os estragos foram devastadores, com móveis e estantes submersos e parte do acervo comprometido pela umidade.

Nesta terça-feira (7), um vídeo compartilhado pelos donos da Taverna nas redes sociais revelou a extensão dos danos. A água alcançava o nível do joelho, deixando claro o tamanho da tragédia. Muitos livros foram danificados, com páginas encharcadas e papel envergado.

Como ajudar

Diante desse cenário desolador, os sócios da Taverna lançaram um apelo por ajuda. Além de tentar recuperar parte do acervo, a prioridade é garantir o pagamento dos funcionários, que também foram afetados pelas enchentes. As doações podem ser feitas através da chave PIX [email protected].

O prejuízo estimado é alto, e a incerteza paira sobre o futuro da livraria. Mas, mais do que nunca, é hora de unir forças e mostrar solidariedade. Juntos, podemos ajudar a Taverna a se reerguer e continuar a ser um ponto de referência para os amantes da leitura em Porto Alegre.

Leia também:

Como Ajudar as Vítimas Humanas e Animais nas Enchentes no Rio Grande do Sul

Tragédia no RS: a culpa não é da crise climática, é do descaso político histórico

Madonna, Anitta e Itaú fazem doações milionárias ao RS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...