As 10 árvores mais antigas do mundo

árvores mais antigas do mundo

Isto não é um ranking, mas sim uma homenagem às árvores mais antigas e vivas do mundo.

Aqui está uma coleção de espécies que durante séculos, até mesmo milênios, resistem em nosso planeta, apesar dos desmatamentos, das intervenções humanas e das condições climáticas adversas.

As árvores mais antigas são encontradas em todo o planeta, inclusive no Brasil. Veja abaixo uma por uma.

1. The sisters

The Sisters, também conhecidas como The Sisters Olive Trees of Noah, são um grupo de dezesseis oliveiras que se encontram no Líbano, na estância de Bacheale. Existem há pelo menos 5.000 anos e, possivelmente, poderão chegar aos 6.000 de idade. É um valioso patrimônio natural nacional e mundial que merece ser protegido.

2. Pinus longaeva

É uma variedade do pinheiro que está entre os picos mais altos do sudeste dos Estados Unidos. É muitas vezes chamado de Intermountain ou Western bristlecone pine. Um desses pinheiros tem cerca de 5.064 anos e é um dos mais antigos organismos vivos em nosso planeta. Encontra-se entre as Montanhas Brancas, na Califórnia.

3. Matusalém

Matusalém é um pinheiro da espécie Pinus longaeva originária do Novo Mundo, que completou 4.845 anos de idade e está localizado na região do Condado de Inyo, no leste da Califórnia. Durante muito tempo foi considerada uma das árvores mais antigas do mundo e por esse motivo ela foi selada com o nome do patriarca Matusalém, que viveu 969 anos, de acordo com a Bíblia.

4. Oliveira de Luras

A oliveira milenar de Luras está localizada na Sardenha, Itália, e teria uma idade estimada de 4.000 anos, de qualquer forma, seguramente mais de 3.000. O tamanho desta oliveira selvagem é realmente impressionante, possui 8 metros de altura por 12 metros de circunferência. De acordo com as lendas antigas, a oliveira de Luras era um refúgio para os maus espíritos.

5. Castanheiro dos Cem Cavalos

O Castanheiro dos Cem Cavalos é a maior e mais antiga árvore da Europa. Ela está localizada na Sicília, na província de Catania, Itália. Sua idade está em entre 3.000 e 4.000 anos. Seu apelido está ligado à lenda segundo a qual debaixo de sua copa enorme encontraram abrigo durante uma tempestade, a Rainha Joana de Aragão e sua comitiva, composta de 100 cavalos e cavaleiros.

6. The President

The President é uma das mais antigas e majestosas sequoias do mundo. Sua idade seria de pelo menos 3.200 anos. Ela está localizada no Sequoia National Park, na Califórnia. Sua altura chega a 75 metros. É provavelmente a maior sequoia do mundo.

7. Patriarca da Floresta

jequitiba rosa

Esta árvore é um exemplar da espécie Cariniana legalis, o jequitibá-rosa. Pode ser encontrada no Brasil e estima-se que sua idade seja de mais de 3.000 anos. Acredita-se seja uma árvore sagrada, de acordo com a tradição local e as lendas populares. Um aspecto, porém, que, infelizmente, não a protege do sério risco de desmatamento, que é galopante, não só no Brasil, mas também na Venezuela e Colômbia

8. Oliveira de Vouves

Esta oliveira milenar, encontra-se na cidade de Vouves, na ilha de Creta, Grécia. Estima-se que possua pelo menos 3.000 anos e está entre as oliveiras do Mediterrâneo com mais de 2.000 anos de idade. As oliveiras são muito resistentes​​, suportam bem com os períodos tórridos, inundações e doenças. Por esta razão têm vida longa.

9. Jomon Sugi

Localizada no Japão, na cidade de Yakushima. Pertence à família das coníferas. É uma das maiores árvores do país, localizada em um lugar declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Sua idade é estimada entre 2.000 e 7.000 anos. A árvore foi descoberta em 1968.

10. Taxus de Llangernyw

Da espécie Taxus baccata L., conhecida pelo nome comum de teixo. Esta árvore possui dimensões impressionantes nas imediações da igreja da vila de Llangernyw, Gales. Acredita-se ter cerca de 4.000 anos de idade e provavelmente foi plantada durante a era pré-histórica da Idade do Bronze. Em 2002, foi declarada como uma das árvores mais importantes da Grã-Bretanha.

Leia também:

ABRAÇAR UMA ÁRVORE PARA SENTIR-SE BEM

QUANTAS ÁRVORES EXISTEM NO MUNDO? E QUANTAS O HOMEM DESTRÓI POR ANO?

NO EQUADOR AS ÁRVORES CAMINHAM E MUDAM DE LUGAR 20 METROS POR ANO

10 TÚNEIS DE ÁRVORES MAIS ENCANTADORES DO MUNDO