Tubarão de 400 anos encontrado na Groenlândia é o vertebrado mais velho do mundo

  • atualizado: 
Tubarão de 400 anos

Um exemplar de tubarão fêmea estabeleceu um novo recorde de longevidade: com seus 400 anos, trata-se do vertebrado vivo mais velho do planeta.

Embora já se soubesse que os tubarões vivem muito tempo, até agora não se sabia precisamente o limite de idade que esses animais poderiam atingir. O tempo de vida do tubarão fêmea que mora na Groenlândia é realmente incrível: ela nasceu na época do reinado de Tiago I e sobreviveu a guerras e revoluções por bons quatro séculos.

"Os biólogos vinham tentando determinar a idade e a longevidade dos tubarões da Groenlândia por décadas, mas sem sucesso. Dado que esses animais são os predadores no topo da cadeia alimentar das águas do Ártico, é incrível que não soubéssemos se o tubarão vive por 20 ou 1000 anos", explicou Steven Campana, especialista em tubarões da Universidade da Islândia.

Como saber sua idade?

Para determinar a duração da vida dos tubarões, um grupo de pesquisadores realizou testes para buscar carbono-14 no tecido dos animais. Na década de 1950, de fato, alguns experimentos com bombas atômicas aumentaram os níveis de carbono-14 na atmosfera. O isótopo de carbono entrou na cadeia alimentar marinha em todo o Oceano Atlântico a partir dos anos 1960. Buscando carbono-14 nas proteínas presentes nos cristalinos dos olhos dos tubarões, foi possível traçar a idade aproximada dos animais.

Embora essa técnica não seja suficientemente acurada para garantir as datas exatas de nascimento, ela possibilitou traçar a idade aproximada dos tubarões e estabelecer quanto esses animais podem viver.

Segundo os pesquisadores, é incrível que um tubarão possa atingir a idade de 400 anos: o espécime secular está certamente entre os animais mais velhos do mundo, mesmo que o recorde oficial de animal mais longevo do mundo pertença a Ming, um molusco Islandês que conseguiu viver por 507 anos.

Talvez te interesse ler também:

AS DESTEMIDAS VOVÓS MERGULHADORAS QUE VIVEM ENTRE COBRAS VENENOSAS

ELEFANTES ESTÃO MORRENDO DE FOME NA ÁFRICA

O INCRÍVEL VÍDEO DO POLVO QUE MUDA DE COR ENQUANTO DORME, COM BASE NO QUE ESTÁ SONHANDO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!