Dia Mundial de TODOS os Animais. Por que uns a gente ama, outros a gente odeia?

  • atualizado: 
menina beija porquinho

No dia 4 de Outubro é celebrado o Dia Mundial dos Animais, data esta que nos remete à importância e a necessidade de preservar e valorizar a Vida Animal, desde a menor criatura até a maior delas!

Só com essa Consciência, o ser humano poderá avançar em sua humanidade e estabelecer uma melhor relação com a Natureza e com o planeta Terra, 

O Dia Mundial dos Animais é utilizado como instrumento de conscientização por comunidades religiosas, instituições educacionais, Ongs de proteção animal e entidades de defesa dos animais para promover ações que exaltem a importância de proteger todos os animais, sem distinção, desde os de estimação passando pelos selvagens até os insetos pois, a existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio de todo o ecossistema da Terra.

Vamos combater o especismo, conhecer a importância do veganismo e estabelecer o respeito à Vida Animal. 

4 de Outubro: origem da data

A origem desta data dedicada aos animais se deu em 1931, em Florença, Itália, por ocasião de uma convenção de ecologistas voltada para a Defesa e Preservação da Vida Animal em todas as suas formas. Desde então, convencionou-se que o Dia Mundial dos Animais fosse o dia 4 de Outubro.

Esse dia foi escolhido por ser a data de homenagem à São Francisco de Assis, monge cristão que amava e defendia muito a natureza e os animais, por isso é considerado pela Igreja Católica, o Padroeiro dos Animais:

Abaixo o Especismo!

Esta data nos recorda que cada criatura tem seu papel, sua função e é uma expressão de vida, por menor que seja!

Como exemplo disso, é importante ressaltar que por mais insignificante ou repulsiva que possa parecer uma criatura, como por exemplo, a barata, ela faz parte da diversidade da vida e tem uma finalidade na natureza, como decompositora de restos orgânicos, por exemplo. Sem as baratas nosso planeta ficaria infestado de sujeira.  Além do mais, as baratas servem como alimento a outros animais, como aves, lacraias, aranhas e escorpiões.

Infelizmente, pela falta de consciência do ser humano, insetos de vital importância para o equilíbrio do ecossistema como Joaninhas, Formigas, Centopeias e Abelhas estão diminuindo ou até desaparecendo, devido ao uso de pesticidas, inseticidas e por desrespeito à vida deles.

Para reverter essa situação, é necessário compreender que os insetos, assim como outras espécies são extremamente importantes para a o equilíbrio da vida no planeta Terra.

phoenix peta

E para agir em consonância com essa postura ética é necessário se adotar a atitude de inclusão animal, abolindo o Especismo que é a discriminação e o preconceito fundamentados na mentalidade de que as outras espécies são inferiores e sem importância diante dos humanos.

Veganismo é Respeito à Vida!

Na contra-mão do Especismo temos o Veganismo que é um movimento em prol do respeito e preservação para com todas as espécies animais. Afinal, diante da Criação somos Vida encapsulada e estamos vinculados pela interdependência que existe entre todos os seres. O mal que é feito à uma criatura, de alguma forma irá repercutir na ordem natural do nosso planeta.

Para trazer à luz da consciência que a Vida de cada espécie animal tem seu valor na Criação e perante à biodiversidade de nosso Planeta, assista este vídeo Vida é Vida:

Para a preservação e o equilíbrio da Vida no planeta Terra há a necessidade de que cada ser humano amplie sua visão, mude seus hábitos e faça novas escolhas que promovam Vida.

E para alcançar esses objetivos se faz necessário PARAR de tratar os animais como objetos e produtos de exploração e consumo, de contribuir com o sofrimento e a matança das espécies, de alimentar a crueldade para com os animais e consequente, a degeneração humana! 

A transformação dessa perversa realidade se dará quando o ser humano estabelecer uma relação harmônica com todos os Seres da Criação, baseada na compaixão, na ética, no respeito e no AMOR à TODAS as espécies.

Um feliz Dia Mundial dos Animais para você!

Talvez te interesse ler também:

MORREU TIKIRI: ELEFANTA NÃO RESISTIU DEPOIS DE TER SIDO FORÇADA A DESFILAR NA PARADA RELIGIOSA, APESAR DE SUA CONDIÇÃO

ESCOLA ESPANHOLA INCLUI PROTEÇÃO ANIMAL COMO DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR

O SIMPÁTICO RESGATE DO FAT RAT, O RATO OBESO QUE FICOU PRESO NO BUEIRO (VÍDEO)

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!