Milhões de animais mortos: o furacão Florence acende o alarme sobre a criação intensiva


A passagem do furacão Florence, na costa leste dos Estados Unidos, causou a morte de 41 pessoas, mas o triste balanço continua a subir. Entre as vítimas desse desastre natural também estão os animais, especialmente aqueles que são forçados a viverem em fazendas de criação intensiva.

3,4 milhões de galinhas e perus, 5.500 porcos teriam morrido como resultado da inundação causada pelo furacão Florence. A informação vem do Departamento de Agricultura da Carolina do Norte.

“Foi uma tempestade sem precedentes com inundações que excederam todas as expectativas. Sabemos que também na agricultura haverá perdas significativas porque as inundações afetaram seis municípios do nosso estado”, disse o comissário de Agricultura Steve Troxler em um comunicado.

Como dizíamos, também os animais são vítimas diretas desta calamidade e, se muitos cães e gatos foram salvos, um destino melhor não se foi dado aos porcos, galinhas e perus que viviam confinados.

As fotos aéreas mostram as fazendas completamente submersas pela água e o balanço dos animais mortos é muito alto, ainda que seja impossível fazer uma estimativa precisa.

furacao florence morte 2

furacao florence morte 3Fonte fotos

De fato, há aqueles que morreram devido à tempestade de vento, à água ou ao colapso de edifícios. E ainda há muitos outros porcos que estão morrendo de fome.

Durante a tempestade, os criadores tentaram remover os animais, mas dado o elevado número deles, era impossível e, assim, paradoxalmente, o furacão Florence trouxe à tona a inutilidade da criação intensiva de animais.

Sabemos que a maioria dos porcos, galinhas e perus eram destinados ao abate, mas os ativistas dos direitos animais veem o número de mortos como reflexo de um sistema que não pensa minimamente no bem-estar animal.

furacao florence porcos 1

“Os animais são tratados como mercadoria e não como seres vivos que têm o direito de viver, são colocados em uma gaiola e é impossível para eles escaparem quando desastres atacam a cidade”, diz Susie Coston, diretora do abrigo Farm Sanctuary.

porcos mortos furacao

Fonte foto

Não só isso, o impacto do furacão Florence nos confinamentos também apresenta riscos para a saúde humana, pois todos os excrementos dos animais podem acabar indo parar nas lagoas e representam um perigo para as pessoas com um sistema imunológico baixo, bem como para todo os ecossistemas aquático e marinho.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...