A história de Gertjie, uma bebê rinoceronte que viu sua mãe morrer

  • atualizado: 

Gertjie, uma bebê rinoceronte

Durante uma patrulha de rotina em uma região da África do Sul, alguns guardas se depararam com uma carcaça de rinoceronte. O animal foi morto por caçadores para retirada de seu chifre :( Porém, ao lado do corpo encontraram uma pequena rinoceronte bebê, muito triste! Gertjie, como foi chamada, ficou órfã com apenas 3 meses de idade.

Cuidadosamente cobriram os olhos de Gertjie para não assustá-la e a retiraram do local, transportando-a para Endangered Species Centre. Neste lugar ela foi adaptada lentamente e aos poucos foi recuperando as atividades de um rinoceronte normal, como banhos de lama e a soneca acompanhada pelos tratadores. Gertjie permanecerá no parque até que tenha idade suficiente para voltar para o seu ambiente em segurança.

No início do século 20 estima-se que havia cerca de 500.000 rinocerontes na África e na Ásia. Por causa da caça indiscriminada, seus números têm diminuído rapidamente ao longo dos anos. O rinoceronte negro já havia sido declarado extinto em 2011, por causa da caça agressiva em busca de seus chifres. Segundo a organização Save the Rhino, a África do Sul é o lar de 83% dos rinocerontes da África e 73% de todos os rinocerontes selvagens em todo o mundo. Infelizmente, este último refúgio para rinocerontes também vem experimentando a pressão da caça. A situação da caça ilegal de rinocerontes está chegando a um ponto grave de crise. Estima-se que entre 2007 e 2011 a caça ilegal de rinocerontes aumentou impressionantes 3346%, ou seja, 2 rinocerontes são abatidos todos os dias. Com a intensiva caça aos rinocerontes nesse ritmo, estima-se que até 2025 eles serão extintos.

Esperamos que a história de Gertjie sensibilize as autoridades sobre as preservação da vida selvagem, e que ações efetivas possam acabar com a caça aos rinocerontes. Caso contrário, em breve, o número de mortes de rinocerontes por ano superarão em muito os nascimentos. O destino dos rinocerontes é trágico.

Para apoiar a organização que ajuda os animais em perigo de extinção, como a órfã Gertjie, visite o site da Hoedspruit Endangered Species Centre ou o site Pick N Pay para doações.

Segundo o Pick N Pay você pode ajudar doando leite, pois Gertjie consome 12 litros de um leite em pó desnatado rico em vitaminas e glicose todos os dias :)

Veja abaixo o vídeo dessa doçura:

Fonte foto: coffeelips.com