Dia Internacional do Tigre: em 5 anos este animal pode ser extinto


Três das nove subespécies de tigres foram extintos nos últimos 100 anos. E a culpa é o inimigo mais feroz dessas criaturas: o homem. É comemorado hoje, 29 de julho, o Dia Internacional do Tigre (International Tiger Day).

Nosso planeta já perdeu 97% de todos os tigres selvagens. Em comparação com 100.000 exemplares, hoje nós estamos em um mínimo histórico de 3.000 tigres, contra 3.200 no ano passado. A este ritmo, todos os tigres que vivem em estado selvagem, podem ser extintos dentro de cinco anos.

Este é o triste número anunciado na data de hoje.

O homem

A demanda contínua por suas peles, ossos e outras partes do corpo, juntamente com a remoção destrutiva do seu habitat, as florestas, está tirando cada vez mais o espaço destas criaturas majestosas, que muitas vezes são associadas ao adjetivo “feroz”, mas que, na realidade, o homem está exterminando.

Os tigres perderam 93% de seu habitat natural devido à expansão urbana e à agricultura. Os últimos exemplares que ainda resistem ao nosso ataque estão confinados em áreas isoladas do sul e do sudeste da Ásia, China e do Extremo Oriente da Rússia.

Mas é o Butão a verdadeira terra dos tigres, o último país a ter a exata estimativa dos tigres selvagens. Neste pequeno Estado montanhoso, entre os gigantes Índia e China, contar os tigres não é uma tarefa fácil. 72% do Butão é feito de floresta densa. O país também é lar de tigres na maior altitude do mundo, mais de 4000 metros. No entanto, até mesmo ali existem armadilhas e caçadores furtivos.

A redução em seus números tem implicações não desprezáveis, a saber: cada vez menos tigres sobrevivem em pequenas “ilhas” dispersas, ocorrendo um maior risco de consanguinidade entre eles.

Desmatamento e mudança climática

Uma das maiores populações de tigres no mundo está situado em uma vasta área de florestas de mangue compartilhadas entre Índia e Bangladesh, na costa norte do Oceano Índico. Esta área é o lar do tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris – também conhecido como tigre real, tigre-de-bengala-real ou tigre-indiano) e protege as áreas costeiras de tempestades e dos danos provocados pelo vento.

Ali, no entanto, o aumento do nível do mar causado pela mudança climática ameaça acabar com essas florestas, o último habitat restante dessa população de tigre.

De acordo com um estudo da WWF, sem esforços de mitigação, elevando o nível do mar em cerca de 30 cm, há a possibilidade de se destruir quase todo este habitat.

Mas há também boas notícias. Um censo realizado em maio do ano passado, mostrou que na última década, a população do tigre-siberiano cresceu para cerca de 510 espécimes. Dez anos atrás era menos do que cerca de 60 unidades. De acordo com especialistas do WWF, esse sucesso é devido a uma maior proteção do habitat destes animais e a um maior compromisso das autoridades para preservar este raro animal.

O WWF estabeleceu a meta de dobrar o número de tigres selvagens em até 2022, e para chegar a 6.000 exemplares.Já de acordo com o Greenpeace, na Indonésia, permanecem vivos 400 tigres de Sumatra, a espécie em maior risco, enquanto que tanto em Bali que em Java, a espécie já foi extinta. O principal culpado é o corte das florestas para dar lugar às plantações para produção do óleo de palma e de madeira.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...