DiCaprio salva os tigres do Nepal: população em dobro desde 2009


Tigres do Nepal, o seu número está crescendo muito, até o dobro. Boas notícias que chegam da frente de conservação dos animais selvagens. Graças também ao apoio de Leonardo DiCaprio e sua fundação, a população de tigres do Nepal hoje tem 235 exemplares.

O país está destinado a ser o primeiro a dobrar a população de tigres selvagens. A divulgar esses números foi a WWF Nepal em ocasião do National Conservation Day, anunciando que existem atualmente 235 tigres selvagens no país, quase o dobro em comparação aos 121 existentes em 2009.

A este ritmo, o Nepal será o primeiro do mundo a alcançar o importante objetivo “Tx2” estabelecido pela Summit de São Petersburgo em 2010.

A notícia também foi divulgada por Leonardo DiCaprio, membro do conselho da WWF-EUA. Sua fundação financia a conservação de tigres do Parque Nacional de Bardia no Nepal, e em outros lugares desde 2010.

Nos últimos 100 anos, as populações de tigres selvagens caíram drasticamente – de cerca de 100.000 para alguns milhares – devido à caça desenfreada e à destruição do habitat deles. Esses esplêndidos animais correm sério risco de extinção. Para responder a esta crise, os governos dos 13 países onde os tigres vivem em estado selvagem, se uniram em 2010 para criar um ambicioso plano de recuperação, com a intenção de dobrar o número de tigres em estado selvagem em até 2022.

tigre nepal

A WWF e a DiCaprio Foundation assumiram a causa, trabalhando juntos para fortalecer as patrulhas anti-caça furtiva, proteger as áreas de reprodução dos tigres, monitorar continuamente as populações e restaurar corredores críticos para garantir a liberdade de movimento destes animais.

“A população de tigres do Nepal aumentou em 63% entre 2009 e 2013. Este crescimento demográfico é impulsionado pelos esforços em curso nos parques nacionais de Banke e Bardia, onde o número de tigres continua a aumentar. A terceira pesquisa nacional sobre tigres está em andamento no Nepal”, diz o site da Fundação.

Graças aos investimentos maciços em tecnologias inovadoras, foi possível rastrear as patrulhas por GPS e responder às ameaças de caça furtiva em tempo real. Estes sistemas, conhecidos como SMART, são agora utilizados em 99 postos de guarda nas áreas protegidas do Terai. No último ano, o patrulhamento realizado permitiu prender 518 caçadores ilegais.

tigre mapa

Mas não só. DiCaprio e sua fundação também contribuíram para melhorar as condições de vida destes animais com a construção e gestão de 31 zonas húmidas e poças d’água.

“Este aumento significativo na população de tigres do Nepal é uma prova de que quando trabalhamos juntos, podemos salvar a fauna do planeta – até mesmo espécies que estão ameaçadas de extinção”, disse Leonardo DiCaprio. “O Nepal tem sido um líder nos esforços para dobrar o número de tigres dentro de suas fronteiras e servir de modelo para toda a Ásia e o mundo”.

Enquanto países como o Nepal, Butão, Índia e Rússia fizeram progressos consideráveis ​​na recuperação de suas populações, a conservação do tigre continua sendo um desafio no Sudeste Asiático, onde a caça desenfreada e o desmatamento continuam sendo ameaças sempre presentes.

Esperamos que o exemplo do Nepal seja útil para outros Estados.

Talvez te interesse ler também:

LÊMURES DE MADAGASCAR: DAQUI A POUCO NÃO SOBRARÁ MAIS NENHUM DELES

PRIMATAS EM EXTINÇÃO: BRASIL TEM MAIOR NÚMERO DE ESPÉCIES EM RISCO

ARIRANHA: ESTA ESPÉCIE NATIVA QUASE EXTINTA ESTÁ DE VOLTA AO AMAZONAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...