É urgente reduzir o plástico para preservar a água


Hoje é o e, nesta ocasião, se fala um pouco de tudo sobre a importância de preservar este bem de valor inestimável, assim como as diversas maneiras de conseguir tal tarefa. Não é fácil! Se você pensar bem, estamos já muito atrasados para começar a arregaçar as mangas em defesa da água. Mas antes tarde do que nunca! Vamos por partes.

A ESCASSEZ DE ÁGUA JÁ É REALIDADE. Pense que no Brasil, país “dono” de 12% da água doce do planeta e da maior bacia hidrográfica do mundo, já tem um terço de seus açudes do Nordeste secos, o rio São Francisco também vem perdendo grande parte de seu volume e a Amazônia sofreu a maior seca do século há apenas dois anos!

O futuro promete! A ONU prevê que em 2050, 5,7 bilhões de pessoas venham a sofrer a temida falta d’água.

Mas e aí? Será que reduzir o tempo de banho debaixo do chuveiro ajuda?

Ajuda, mas ajuda pouco. A meu ver, embora tais mudanças no dia a dia sejam super válidas, dada a urgência do problema, é preciso ir bem mais fundo na causa.

Água é tudo, é vida e está em tudo! Eu não sei dizer em números o quanto economizar o tempo debaixo do chuveiro possa equilibrar o desperdício de água quando se joga um alimento fora, por exemplo. Pouca gente pensa nisso mas se você comprar um biscoito e ele for jogado fora por um motivo ou por outro, pro lixo está indo a água usada no plantio do trigo que foi usado no biscoito, bem como na cana-de-açúcar e nos outros ingredientes. E para produzir e embalar o biscoito, com certeza foram usados muitos litros d’água. E tem mais. Alguns alimentos são verdadeiros comedores de água e você deve ter ouvido falar que a carne é um deles.

Bom, resumindo, é válido diminuir o tempo no banheiro mas é muito válido não desperdiçar alimento e reduzir ou eliminar o consumo de carne. Porém, importante mesmo é REPENSAR NOSSO CONSUMO.

Falei do alimento para lembrar que qualquer alimento leva água em sua composição. Agora, alimento industrializado leva mais porque além da água usada em cada um de seus ingredientes, o que mata a água em nosso consumo industrializado é a embalagem dele.

Plástico, a praga do século

Vamos chamar o plástico de praga? Sim, porque não há outro nome que melhor o defina. Essa praga está em todo lugar. Você vai na lojinha de produtos ORGÂNICOS e leva pra casa um mar de plástico contigo. Potinhos, sacolas, sacolinhas, tudo bem arrumadinho até porque orgânico é chic e precisa ser bem embaladinho.

O plástico representou uma revolução quando foi criado, era um material limpo, vesátil, incrível. Mas hoje ele é uma praga presente até nas roupas de tecido sintético e nos cosméticos (esfoliantes, pastas de dentes). Deem uma olhada em volta e vejam se conseguem se livrar dessa praga.

E o que a água tem a ver com isso? Tudo! Propriamente tudo!

Preserve a água reduzindo o plástico

Além da água ser usada na própria produção do plástico, para que este material se decomponha, são necessários centenas de anos e, infelizmente, como perdemos a noção do problema do uso deste material “incrível”, essa praga está indo parar nas águas, rios, mares, oceanos. Será que ainda existe um milímetro cúbico de água sem plástico? A previsão catastrófica, mas muito provável, é de que em até 2050 haja mais plástico nos oceanos do que peixe! E em alguns lugares, isso JÁ É REALIDADE.

E se os peixes estão nadando num mar de plástico, eles estão provavelmente comendo plástico e se você come peixe, pode ter certeza que tem plástico na sua barriga. Agora, se você é vegano tem plástico também, porque tem plástico até no sal de cozinha! E se você quiser apenas beber água mineral porque está tudo contaminado, saiba que a água mineral engarrafada está cheia de plástico também. É ou não é uma praga?

Como preservar a vida no Planeta? Preservando a água pois água é vida! Muito bem, mas eu diria, eliminando radicalmente o plástico de nossas vidas!

Voltando ao início deste post, hoje é o Dia Mundial da Água. Vamos daqui pra frente tomar banho de apenas um minuto? Nunca mais desperdiçar um grão de arroz? VAMOS! Mas principalmente vamos tentar de todas as maneiras possíveis e imaginárias reduzir o uso do plástico no nosso dia a dia.

Feliz Dia Mundial da Água para todos!

Fonte foto




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...