Água pura, nossa maior riqueza, nosso melhor remédio

Água Terra

Nosso corpo é um montão de água, isso já se sabe. A água é o principal elemento que compõe nossas células. Somos água. Grosso modo o corpo humano é algo em torno de 70% de água. E semelhante porcentagem é a da água, de todos os tipos, que existe no nosso planeta Terra.

Água pura, nosso melhor remédio

Então é fácil de se entender porque a água pura é o nosso melhor remédio, não? Ela, a água pura, é 75% dos nossos músculos, 95% do volume de sangue, 14% das nossas gordurinhas e, até nos ossos tem água, 22%. Na criança tem mais, claro, e vai diminuindo conforme nós envelhecemos. Mas, é sempre de água que nosso corpo está composto, em seu maior volume e peso.

Mas, o melhor de tudo é que a água do nosso corpo, para que a vida ocorra, está em permanente movimento, num entra e sai diário, pela boca, pelas excretas, pela transpiração. E temos de repor, constantemente, esse líquido de vida.

Também pelos alimentos entra água no nosso organismo - toda célula, seja lá do que for, tem alguma porcentagem de água dentro, senão não está viva.

Veja só: “uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%). O resto da água necessária à vida chega através dos alimentos (39%). Vegetais existem para ser bebidos e não comidos. Eles contém uma porcentagem enorme de água: alface (95%), tomate (94%), melancia (92%), couve-flor (92%), melão (90%), abacaxi (87%), goiaba (86%) e banana (74%).” ensina o escritor e pesquisador da Embrapa Evaristo Eduardo de Miranda em seu livro Água na natureza, na vida e no coração dos homens da editora Idéias & Letras.

E junto com a água entram e saem do nosso corpo o que não nos serve, os tóxicos, a poluição, enfim, limpeza total. Como? Por um afinadíssimo sistema de filtragem que possuímos, os rins. Então, quando você se esquecer de beber água, lembre-se dos seus rins, ok? Mas, como sinalizador, confie na sua sede, o melhor relógio de que seu organismo precisa de água urgentemente.

Leia também: 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA? INÚTIL! SERIA MELHOR INTEGRAR COM FRUTAS E VERDURAS

Entendeu por que a água é vida?

Não só porque mata a sua sede, não só porque é saborosa e fresca quando vem de uma fonte pura. Não. A água é vida porque não há célula viva sem água.

Por isso nosso planetinha azul, a Terra, é conhecido também como o Planeta Água. Segundo a tabela abaixo que capturei no Uol Educação, temos 97% de águas salgadas e 3% de águas doces no planeta. Mas, de água potável disponível ao uso humano é bem menor, uns meros 0,007% desse imenso total.

É preciso cuidar da água, claro.

Local Volume (km3) Percentual do total (%)
Oceanos 1.370.000 97,61
Calotas polares e geleiras 29.000 2,08
 Água subterrânea 4.000 0,29
 Água doce de lagos 125 0,009
 Água salgada de lagos 104 0,008
Água misturada no solo 67 0,005
Rios 1,2 0,00009
Vapor d’água na atmosfera 14 0,0009

Fonte: R.G. Wetzel, 1983.

E também existe uma “guerra pela água”. Sim, as corporações estão tomando conta da nossa água, doce e salgada, superficial e subterrânea - isso é muito sério!

O nosso país é rico, riquíssimo mesmo, em água - tem água no solo, abaixo dele, sobre o solo, no mar. Enfim, temos água “para dar e vender”. Mesmo assim, aqui falta água em alguns lados. E falta água boa em muitos lados.

 

foto: http://www.iepa.ap.gov.br/pnopg/Oficinas/Qualidade%20de%20Agua/figura/agua5.gif

E a mineração estraga muita da água que temos, veja o caso da Bacia do Rio Doce, dentre tantos outros.

E os megaprojetos de hidrelétricas também vão estragando outras águas que temos. Leia também sobre a denúncia feita pelos Munduruku sobre a hidrelétrica do Rio Tapajós:

Leia também: POVO MUNDURUKU LUTA CONTRA AS BARRAGENS QUE MATARÃO O RIO TAPAJÓS

É a Nestlé querendo convencer o mundo de que a água é sua:

Leia também:  NESTLÉ EXPLORA ÁGUA EM MINAS GERAIS SOB SUSPEITAS DA SOCIEDADE

Como é o gasto de água no dia a dia da nossa sociedade?

Toda atividade industrial usa muita água em seus processos, água essa que se torna não potável.

Quer dizer, não há tratamento que possibilite, com segurança, o consumo humano ou animal de água de reuso industrial. Nem aquela água maravilhosa de pura que faz a nossa melhor cerveja. Claro, você poderá tomar cerveja, que hidrata e é gostosa mas, não poderá reusar para consumo nem sequer parte da água usada no processo industrial de produção.

É o agronegócio, o maior consumidor e exportador da nossa boa água:

Leia também: ÁGUA VIRTUAL: UMA DAS GRANDES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Que ganha rios de dinheiro com isso, dinheiro esse que fica em suas redes, não é redistribuído.

Mas a riqueza vendida, essa era nossa, boa água brasileira.

Em muitos países, especialmente na Europa, a água é um bem escasso de verdade, veja no gráfico abaixo

foto: http://slideplayer.com.br/slide/7568729/

Um bem escasso porque muito usado, escasso porque poluído - os rios europeus, desde a industrialização, foram usados como “corredores de dejetos” e, apesar de que atualmente os rios superficiais estão limpos e recuperados em parte, a contaminação atinge seriamente os lençóis profundos. Leia aqui no relatório da Centro Regional de Informação das Nações Unidas - UNRIC que mais de 100 milhões de pessoas na Europa estão já sem acesso à água potável.

E mais, sobre a qualidade desta que é considerada água potável há sérias dúvidas pois, apesar dos tratamentos modernos, já não é uma água pura da fonte e quase que não é viva, ou então é viva demais, contaminada com microorganismos. Leia mais aqui no relatório da ONU sobre o assunto.

Muitos países já investem pesado na recuperação de suas águas, no tratamento de seus esgotos para recuperar a porção potável que ainda lá há, no uso de seus esgotos para refertilização de áreas agrícolas, na dessalinização das águas salobras e salgadas. Sim, existe tecnologia, é cara mas é possível. E, nessas, continua a guerra pela água, não é?

Tem água quem tem dinheiro? É a verdade só que a água, bem inalienável da vida, é um recurso natural de pertença universal, como o ar que respiramos, como o chão que pisamos.

Ou deveria ser para que o mundo fosse mais justo, para que a nossa não fosse uma sociedade fundamentada na exploração de uns sobre outros.

Leia também: 

seta

BEBER TANTA ÁGUA ACELERA O METABOLISMO E AJUDA A EMAGRECER