Água pura, nossa maior riqueza, nosso melhor remédio


Nosso corpo é um montão de água, isso já se sabe. A água é o principal elemento que compõe nossas células. Somos água. Grosso modo o corpo humano é algo em torno de 70% de água. E semelhante porcentagem é a da água, de todos os tipos, que existe no nosso planeta Terra.

Água pura, nosso melhor remédio

Então é fácil de se entender porque a água pura é o nosso melhor remédio, não? Ela, a água pura, é 75% dos nossos músculos, 95% do volume de sangue, 14% das nossas gordurinhas e, até nos ossos tem água, 22%. Na criança tem mais, claro, e vai diminuindo conforme nós envelhecemos. Mas, é sempre de água que nosso corpo está composto, em seu maior volume e peso.

Mas, o melhor de tudo é que a água do nosso corpo, para que a vida ocorra, está em permanente movimento, num entra e sai diário, pela boca, pelas excretas, pela transpiração. E temos de repor, constantemente, esse líquido de vida.

Também pelos alimentos entra água no nosso organismo – toda célula, seja lá do que for, tem alguma porcentagem de água dentro, senão não está viva.

Veja só: “uma parte significativa de água, o corpo absorve através da respiração celular (14%). O resto da água necessária à vida chega através dos alimentos (39%). Vegetais existem para ser bebidos e não comidos. Eles contém uma porcentagem enorme de água: alface (95%), tomate (94%), melancia (92%), couve-flor (92%), melão (90%), abacaxi (87%), goiaba (86%) e banana (74%).” ensina o escritor e pesquisador da Embrapa em seu livro Água na natureza, na vida e no coração dos homens da editora Idéias & Letras.

E junto com a água entram e saem do nosso corpo o que não nos serve, os tóxicos, a poluição, enfim, limpeza total. Como? Por um afinadíssimo sistema de filtragem que possuímos, os rins. Então, quando você se esquecer de beber água, lembre-se dos seus rins, ok? Mas, como sinalizador, confie na sua sede, o melhor relógio de que seu organismo precisa de água urgentemente.

Leia também: 8 COPOS DE ÁGUA POR DIA? INÚTIL! SERIA MELHOR INTEGRAR COM FRUTAS E VERDURAS

Entendeu por que a água é vida?

foto

Não só porque mata a sua sede, não só porque é saborosa e fresca quando vem de uma fonte pura. Não. A água é vida porque não há célula viva sem água.

Por isso nosso planetinha azul, a Terra, é conhecido também como o Planeta Água. Segundo a tabela abaixo que capturei no Uol Educação, temos 97% de águas salgadas e 3% de águas doces no planeta. Mas, de água potável disponível ao uso humano é bem menor, uns meros 0,007% desse imenso total.

É preciso cuidar da água, claro.

agua pura

Fonte: R.G. Wetzel, 1983.

E também existe uma “guerra pela água“. Sim, as corporações estão tomando conta da nossa água, doce e salgada, superficial e subterrânea – isso é muito sério!

O nosso país é rico, riquíssimo mesmo, em água – tem água no solo, abaixo dele, sobre o solo, no mar. Enfim, temos água “para dar e vender”. Mesmo assim, aqui falta água em alguns lados. E falta água boa em muitos lados.

foto

foto: http://www.iepa.ap.gov.br/pnopg/Oficinas/Qualidade%20de%20Agua/figura/agua5.gif

E a mineração estraga muita da água que temos, veja o caso da Bacia do Rio Doce, dentre tantos outros.

E os megaprojetos de hidrelétricas também vão estragando outras águas que temos. Leia também sobre a denúncia feita pelos Munduruku sobre a hidrelétrica do Rio Tapajós:

Leia também: POVO MUNDURUKU LUTA CONTRA AS BARRAGENS QUE MATARÃO O RIO TAPAJÓS

É a Nestlé querendo convencer o mundo de que a água é sua:

Leia também:

Como é o gasto de água no dia a dia da nossa sociedade?

foto

Toda atividade industrial usa muita água em seus processos, água essa que se torna não potável.

Quer dizer, não há tratamento que possibilite, com segurança, o consumo humano ou animal de água de reuso industrial. Nem aquela água maravilhosa de pura que faz a nossa melhor cerveja. Claro, você poderá tomar cerveja, que hidrata e é gostosa mas, não poderá reusar para consumo nem sequer parte da água usada no processo industrial de produção.

É o agronegócio, o maior consumidor e exportador da nossa boa água:

Leia também: ÁGUA VIRTUAL: UMA DAS GRANDES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Que ganha rios de dinheiro com isso, dinheiro esse que fica em suas redes, não é redistribuído.

Mas a riqueza vendida, essa era nossa, boa água brasileira.

Em muitos países, especialmente na Europa, a água é um bem escasso de verdade, veja no gráfico abaixo

foto

foto: http://slideplayer.com.br/slide/7568729/

Um bem escasso porque muito usado, escasso porque poluído – os rios europeus, desde a industrialização, foram usados como “corredores de dejetos” e, apesar de que atualmente os rios superficiais estão limpos e recuperados em parte, a contaminação atinge seriamente os lençóis profundos. Leia aqui no relatório da Centro Regional de Informação das Nações Unidas – UNRIC que mais de 100 milhões de pessoas na Europa estão já sem acesso à água potável.

E mais, sobre a qualidade desta que é considerada água potável há sérias dúvidas pois, apesar dos tratamentos modernos, já não é uma água pura da fonte e quase que não é viva, ou então é viva demais, contaminada com microorganismos. Leia mais aqui no relatório da ONU sobre o assunto.

Muitos países já investem pesado na recuperação de suas águas, no tratamento de seus esgotos para recuperar a porção potável que ainda lá há, no uso de seus esgotos para refertilização de áreas agrícolas, na dessalinização das águas salobras e salgadas. Sim, existe tecnologia, é cara mas é possível. E, nessas, continua a guerra pela água, não é?

Tem água quem tem dinheiro? É a verdade só que a água, bem inalienável da vida, é um recurso natural de pertença universal, como o ar que respiramos, como o chão que pisamos.

Ou deveria ser para que o mundo fosse mais justo, para que a nossa não fosse uma sociedade fundamentada na exploração de uns sobre outros.

Leia também:

BEBER TANTA ÁGUA ACELERA O METABOLISMO E AJUDA A EMAGRECER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...